Pular para o conteúdo

Curso Máquina do Esporte e ESPM traz especialistas em gestão de imagem de atletas para aula de abertura

Danielle Von Schneider, gestora de Rebeca Andrade, e Alessandra Menga, de Bruninho, estarão presentes no dia 9 de março, data de início do curso

Alessandra Menga, da AMMA, será uma das convidadas da aula de abertura do curso - Divulgação

⚡ Máquina Fast
  • Curso Sport Business Experience abre com Danielle Von Schneider e Alessandra Menga, referências em gestão de imagem de atletas.
  • Curso une teoria e prática em seis aulas sobre marketing esportivo, gestão de carreiras e fan engagement, na ESPM São Paulo.
  • Aulas abordam temas como construção de imagem, modelos internacionais, desafios de clubes e ativações de marca no esporte.
Pontos-chave gerados por IA, com edição jornalística.Feito por shiftx

A abertura do curso “Sport Business Experience: Estratégias que Movem o Jogo” reunirá duas das maiores gestoras de imagens de atletas do país. Danielle Von Schneider, da Agência de Atletas, e Alessandra Menga, da AMMA, participarão da aula inaugural. Elas mostrarão como é o dia a dia do trabalho na gestão de carreira de grandes nomes do esporte, como Rebeca Andrade e Bruninho.

Iniciativa conjunta entre a Máquina do Esporte e a ESPM, o curso oferecerá uma visão prática e estratégica da indústria do esporte, aliando conceitos teóricos com exemplos práticos. Todas as aulas trarão na sua primeira parte a teoria do tema e, depois, profissionais do mercado falarão sobre a vivência prática.

LEIA MAIS: Máquina do Esporte e ESPM lançam curso sobre negócios esportivos
LEIA MAIS: Curso da Máquina do Esporte e da ESPM sobre negócios esportivos está com inscrições abertas

A primeira parte da aula será conduzida por Erich Beting, fundador da Máquina do Esporte, e Marcelo Toledo, especialista em negócios do esporte (sport business) e professor da ESPM. Eles falarão sobre como trabalhar o atleta como ativo de marketing, a importância de trabalhar a reputação e imagem de um ídolo e como transformar isso em negócio.

Nesse primeiro dia, os professores trarão conceitos fundamentais de branding e negócios, preparando o terreno para a aplicação prática que virá na sequência.

Referências

A parte prática do curso terá duas das maiores referências do Brasil na gestão de carreiras e imagem de atletas: Danielle Von Schneider e Alessandra Menga. As executivas detalharão como são suas atuações nos bastidores da gestão de grandes ídolos do esporte brasileiro.

Danielle Von Schneider é CEO da Agência de Atletas e consolidou seu nome no mercado como uma das principais gestoras de imagem de grandes ídolos da atualidade. Hoje, ela é a responsável pela gestão da imagem de Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica da história do Brasil, além de nomes como Bruno Fratus e Flávia Saraiva. Dani também é colunista da Máquina do Esporte, trazendo sua visão sobre a gestão de atletas.

Já Alessandra Menga, que está à frente da agência AMMA, traz uma bagagem de décadas na comunicação e gestão de imagem de atletas no esporte. Com vasta experiência na elite do vôlei e do tênis, ela coordena a imagem de figuras icônicas como Bernardinho, treinador da seleção brasileira masculina de vôlei, dos campeões olímpicos Bruninho e Serginho, além de diversos medalhistas olímpicos brasileiros. Um de seus principais diferenciais está na longevidade na gestão da imagem dos atletas, mesmo após o fim da carreira.

O curso

O curso “Sport Business Experience: Estratégias que Movem o Jogo” ocorrerá entre os dias 9 e 14 de março, com seis dias de duração e carga horária de 18 horas. As aulas ocorrerão de maneira presencial, na ESPM, em São Paulo (SP), das 19h30 às 22h30 (horários de Brasília). Já no sábado (14), haverá uma visita técnica a uma grande instalação esportiva na capital paulista.

A primeira aula, a ser realizada no dia 9 de março, terá como tema “A Construção de Imagem e Valor dos Atletas” e discutirá como esportistas de diferentes modalidades se posicionam como marcas, criam valor comercial e influenciam o comportamento de torcedores e marcas.

A segunda aula, no dia 10, abordará “Estratégias e Modelos das Ligas Internacionais”, analisando as melhores práticas de gestão e marketing utilizadas pelas competições no exterior e como aplicá-las ao contexto brasileiro.

Já a terceira aula, no dia 11, será “Clubes no Brasil: Desafios e Oportunidades de Gestão e Comunicação”, debatendo as estratégias usadas pelas equipes para atrair torcedores, gerar receita e se destacar em um cenário competitivo.

No dia 12, por sua vez, será a vez da quarta aula, “Ativações de Marca e Negócios no Esporte”, que analisará como as marcas criam experiências e conexões relevantes com o público esportivo por meio de ativações com clubes, atletas e eventos.

A quinta aula, no dia 13, denominada “Fan Engagement: A Nova Moeda do Esporte”, tratará das estratégias, plataformas e conteúdos que aproximam o torcedor da marca esportiva e geram engajamento contínuo.

Por fim, a última aula, a ser realizada no sábado (14), consistirá na “Visita Técnica”, em que o aluno poderá conferir como os conceitos discutidos em sala de aula são aplicados na prática, observando ações de marketing, gestão e relacionamento com torcedores.

Serviço