O Santos segue se beneficiando o do “Efeito Neymar” para avançar nas redes sociais. Divulgado nesta sexta-feira, o Ranking Digital dos Clubes Brasileiros, do Ibope Repucom, mostra que o Peixe foi a equipe do país que mais ganhou inscritos em maio, considerando-se a soma das cinco principais plataformas.
Vale observar que o mês em questão foi marcado pela convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2026, que terá início na próxima semana e será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá.
A presença ou não do atacante Neymar na lista de Ancelotti representou o grande mistério do evento promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ).
Em menos de 24 horas após ser confirmado na disputa da Copa de 2026, Neymar ganhou 1 milhão de seguidores apenas no Instagram, rede onde acumula mais de 230 milhões de inscritos.
Segundo o Ibope Repucom, no mês de maio o Santos, que também soube explorar nas redes a convocação de seu astro maior, ganhou 523 mil inscritos na somatória de Instagram, Facebook, X, TikTok e YouTube, liderando isoladamente o índice de crescimento nos quatro primeiros.
Com esse resultado, o Peixe manteve o segundo lugar no total de inscritos no TikTok, com 8 milhões de seguidores, ficando atrás apenas do Flamengo, que tem 11,1 milhões.
Hoje, com 27 milhões de inscritos, o Santos segue como o terceiro clube com mais fãs nas redes sociais no Brasil. A liderança do ranking pertence ao Flamengo, com 67,5 milhões de seguidores. O Corinthians vem em segundo, com 43 milhões.
O Palmeiras aparece na quarta posição, com 24,3 milhões de inscritos nas cinco redes, enquanto o São Paulo vem em quinto, com 22,4 milhões.
Dos cinco primeiros colocados, o Tricolor é o que possui menor número de inscritos no TikTok, com 2,3 milhões, contra 5,5 milhões do Palmeiras, por exemplo.
O total de seguidores do São Paulo na rede chinesa de vídeos fica abaixo do Vasco, sexto colocado, que tem 3 milhões de inscritos no TikTok e 14 milhões no agregado das plataformas.
O Tricolor Paulista também possui desempenho pior no TikTok que o Fluminense, décimo colocado geral, com 9,8 milhões de fãs nas cinco redes e 2,7 milhões na plataforma chinesa.
