A Hyundai, uma das patrocinadoras da Copa do Mundo do Catar 2022, anunciou, na última sexta-feira (22), o lançamento de sua campanha global de sustentabilidade sob o slogan “Gol do Século”. A campanha teve início no Dia da Terra, comemorado justamente em 22 de abril, e irá além do próximo Mundial da FIFA, que será disputado de 21 de novembro a 18 de dezembro deste ano.
Como parte do lançamento global, a montadora divulgou um filme manifesto e um comercial de TV com o ex-jogador Steven Gerrard e o grupo de K-pop BTS. A mensagem da empresa é de união da humanidade por meio do futebol, além do incentivo à sustentabilidade. A campanha faz parte da iniciativa da Hyundai de alcançar a meta de carbono zero até 2045, neutralizando as emissões de CO₂ em todas as etapas de produção e operação.
“A campanha ‘Gol do Século’ busca unir o mundo pela sustentabilidade, inspirada no puro valor do espírito de equipe e do companheirismo criado pelo amor universal ao futebol“, disse Thomas Schemera, CMO global e chefe da divisão de experiência do cliente da Hyundai Motor.
“Na Hyundai, continuaremos nos esforçando para ajudar a humanidade em um momento em que é mais importante do que nunca nos unir para o futuro saudável e duradouro do nosso planeta”, acrescentou o executivo.
Para impulsionar a campanha “Gol do Século”, a Hyundai Motor apresentou o “Time do Século”, um grupo recém-formado de embaixadores que promoverá vários projetos de sustentabilidade ambiental e social ao longo de 2022.
Além de Gerrard e do BTS, a campanha ainda contará com a participação de Nadia Nadim, jogadora de futebol afegã refugiada e embaixadora dinamarquesa da Unesco; do estilista americano Jeremy Scott; do artista italiano Lorenzo Quinn; do fotógrafo documental Nicky Woo; e do robô Spot, da Boston Dynamics. Além disso, a Hyundai planeja revelar quatro embaixadores regionais nos próximos meses.
“Como pai de quatro filhos, um dos grandes objetivos da minha vida é proteger o mundo para as gerações futuras. Por isso, estou feliz e orgulhoso de fazer parte desta jornada com a Hyundai”, afirmou Gerrard.
“Quero dar o exemplo, como fiz no meu tempo como jogador e atualmente estou fazendo como treinador. Quero inspirar as pessoas a fazer o seu melhor todos os dias. Eu sei que o futebol tem o poder de mover as pessoas e ajudá-las a se unir para alcançar nossos objetivos de um planeta sustentável, uma vez que estamos todos juntos nisso”, completou o ídolo do Liverpool.
Em linha com a mensagem da campanha, a Hyundai Motor planeja fornecer veículos ecológicos para as seleções nacionais, convidados vips e dirigentes durante a Copa. Esta será a primeira vez que veículos ecológicos farão parte da frota oficial do evento.
Do total de 592 veículos, mais de 50% dos automóveis e alguns dos veículos comerciais serão modelos ecológicos, incluindo o Ioniq 5, o Santa Fe Híbrido e o ônibus Elec City. Além disso, test drives dos veículos ecológicos da Hyundai serão oferecidos em diversos locais ao redor do mundo, de julho a setembro.
A Hyundai também colaborará com a FIFA para o evento “Hyundai Goal of the Century Pledge” (“Juramento Hyundai Gol do Século“, em tradução livre), em que os torcedores poderão fazer um juramento pessoal ecológico com base no número de gols marcados por seu time favorito. O evento será realizado no site da FIFA de julho a dezembro. A montadora sul-coreana manterá o apoio à agenda de sustentabilidade da entidade que comanda o futebol mundial e à visão de uma Copa do Mundo totalmente neutra em carbono por meio de várias atividades nos próximos meses.