Patrocinador do time masculino do Flamengo desde o final de abril de 2021 em um acordo que vai até dezembro de 2022, com pagamento de R$ 30 milhões por todo o período, o que representa R$ 1,5 milhão ao mês, o Mercado Livre ampliou a parceria com o time carioca nesta quarta-feira (16). A partir de agora, a marca passa a fazer aporte também ao time feminino rubro-negro.
O patrocínio faz parte de um projeto para apoiar a equidade de gênero no esporte. O objetivo é, ao longo do novo contrato, que também inclui as categorias de base, anunciar diversas iniciativas voltadas para o esporte feminino em geral.
“O Mercado Livre acredita que a inclusão, o desenvolvimento igualitário e a diversidade são motores do progresso. Estamos muito felizes em iniciar este projeto inédito em parceria com o Flamengo. O futebol feminino ainda está em desenvolvimento no Brasil, e nossa ambição é ser um dos parceiros que auxiliam na transformação cultural da equidade de gênero na prática, incentivando não apenas o grande time de futebol feminino do Brasil, mas também quaisquer meninas e mulheres que queiram jogar futebol”, afirmou Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre para a América Latina.
“Sabemos que ainda há um longo caminho a percorrer, mas este já é mais um passo para dar força para as mulheres no esporte e incentivá-las a entrarem em campo. Acreditamos que ampliar a visibilidade dessas iniciativas engaja ainda mais pessoas e marcas para avançarmos juntos e cada vez mais em prol da equidade de gênero no esporte e em outras frentes”, completou a executiva.
Durante os próximos 12 meses, a marca estará presente na parte superior das costas das camisas de jogo e ainda terá visibilidade nas camisas de treino das atletas dos times principal e de base.
“Depois de um ano de sucesso com a equipe masculina, o Mercado Livre se une mais uma vez ao Flamengo, agora investindo nas nossas equipes de futebol feminino. Estamos confiantes de que a modalidade irá crescer ainda mais com este incentivo, que não se limita à exposição da marca, mas também aparece no apoio a diversas outras ações que iremos fazer durante o ano”, celebrou Gustavo Oliveira, vice-presidente de comunicação e marketing do Flamengo.
Paralelamente ao patrocínio, Flamengo e Mercado Livre ainda lançaram a ação “Elas Jogam”, iniciativa que terá como meta incentivar meninas e mulheres, de 4 a 22 anos, a jogarem futebol por meio de bolsas integrais, com isenção de mensalidade por um ano, nas 69 escolinhas do Flamengo que estão espalhadas por 18 estados brasileiros.
Para garantir uma das vagas disponíveis, será necessário adquirir o “kit da atleta”, com uma bola, uma bolsa esportiva e um squeeze, no valor de R$ 79. Com o kit, documento de identificação e nota fiscal da compra em mãos, o responsável pela futura atleta deverá concluir a matrícula em uma das escolinhas afiliadas. As maiores de 18 anos que tiverem seus kits poderão fazer suas inscrições normalmente.
Todo o valor arrecadado com a venda dos kits será doado para o projeto Pretas em Campo, da ONG Empodera, exclusivo para meninas adolescentes e jovens mulheres, que foi implementado na Cidade de Deus e em Pedra de Guaratiba (RJ). O foco é o empoderamento e o enfrentamento ao racismo por meio de uma metodologia que utiliza o futebol como ferramenta para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a discussão de temas-chave.
Criada pela agência GUT São Paulo, a campanha do “Elas Jogam” contará com um vídeo nos principais canais do Mercado Livre e do Flamengo, além de ativações nos perfis nas redes sociais de veículos especializados em futebol feminino, como Dibradoras, Joga Pra elas e Passa a Bola, além da jornalista e influenciadora Raissa Simplicio. Também serão veiculados conteúdos no TikTok em parceria com as creators Gio Queiroz, Giulia Araki, Bia Bonacin, Nayumi Be e Carolixas.