A Uefa anunciou, nesta segunda-feira (5), um acordo de patrocínio com a companhia aérea turca Turkish Airlines. Pelo acordo, a empresa se torna patrocinadora oficial da Champions League e também das finais da Supercopa, da Champions League de Futsal e da Liga da Juventude.
O contrato foi assinado apenas para a temporada 2022/2023 e demonstra o interesse da Turkish Airlines de estar próxima da competição que será encerrada em 10 de junho do ano que vem, com a final disputada no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia.
Esta é a primeira vez que uma companhia aérea fecha um acordo com a Uefa especificamente para a Champions League. Não é, no entanto, a estreia da Turkish Airlines como patrocinadora de uma grande competição organizada pela entidade. A primeira foi a Euro 2016, disputada na França e vencida por Portugal.
“Ambos compartilhamos um alcance global, conectando torcedores em todos os continentes, e estamos muito satisfeitos que a temporada de estreia da empresa como parceira culmine na final deste prestigioso torneio que acontece na casa deles, em Istambul. Nós compartilhamos paixões semelhantes e realmente acreditamos que o céu é o limite quando se trata da nossa parceria”, afirmou Guy-Laurent Epstein, diretor de marketing da Uefa.
“Com nosso país abrindo suas asas para o 100º aniversário da nossa República, estamos levando a marca Turkish Airlines a novos patamares. Com esse patrocínio, levaremos a marca Turkish Airlines para todo o mundo e reuniremos o mundo inteiro em Istambul em 10 de junho de 2023. Acreditamos no poder unificador do esporte que une diferentes culturas e pretendemos continuar participando no principal torneio do mundo”, celebrou Ahmet Bolat, presidente do conselho e do comitê executivo da Turkish Airlines.
Vale lembrar que a final da Champions League em Istambul estava prevista para a temporada 2020/2021. No entanto, a pandemia de Covid-19 mudou os planos da Uefa. Com as mudanças forçadas, a cidade turca ficou com o direito de sediar a decisão na atual temporada, que terá a fase de grupos iniciada nesta terça-feira (6).
Com o acordo com a Turkish Airlines, a Uefa chega a oito patrocinadores para a temporada 2022/2023 da Champions. A lista ainda conta com Heineken, PlayStation 5 (Sony), Lay’s (Pepsico), FedEx, Mastercard, Just Eat Takeaway e Oppo. Além deles, a Adidas é a fornecedora oficial de bolas da competição.