Precisamos falar sobre o BRB.
O Banco de Brasília, sem dúvida, alçou voos nacionais e internacionais turbinado pelo investimento como patrocinador máster do uniforme do Flamengo, o melhor time de futebol em atividade no Brasil atualmente.
Mas nas pistas seu desempenho em 2022 não deixa nada a desejar para o que o elenco rubro-negro tem exibido nos gramados.
Com uma robusta plataforma de marketing e ativações inteligentes, o BRB é, hoje, a marca de maior visibilidade como patrocinadora do esporte a motor no Brasil.
Patrocinadora oficial da Stock Car, revitalizou os tradicionais “checões” no pódio, trocando por versões gigantes dos cartões Black BRB para os vencedores da Stock Car e também da Stock Series e F4 Brasil.
Em versão de tamanho compatível com a carteira dos consumidores e operado pela bandeira Mastercard, o mesmo cartão BRB Stock Car está disponível no mercado desde o ano passado, quando o banco ingressou como patrocinador da categoria. Aos fãs consumidores, estão assegurados benefícios e experiências exclusivas, além de facilidades como um estacionamento dedicado no Aeroporto do Galeão no GP realizado lá no último mês de abril.
Atentos à necessidade de ter pilotos levando sua marca, os executivos de marketing do BRB estão presentes em dois carros do grid como patrocinadores másteres: Lucas Foresti e Pedro Cardoso, ambos de Brasília.
Aqui se verifica um diferencial importante, pois não é raro uma marca entrar com investimento em um evento de esporte a motor e não ter um personagem para tirar fotos com seus públicos de interesse. No caso do automobilismo, nenhum convidado tirará foto do lado da placa de publicidade na pista. É fundamental ter alguém por quem torcer, um ou mais pilotos para visitar seu camarote e interagir com o público.
E aqui o BRB novamente acertou, aliás marcou um golaço, ao envelopar o carro de Pedro Cardoso com o rubro-negro do Flamengo no ano passado, fazendo um eficaz cross de suas plataformas no futebol e nas pistas.
Nas corridas de GT, o BRB também está presente, e mais uma vez com um competidor do DF. Estrela ascendente da Porsche Cup, Enzo Elias tem a marca do banco como seu patrocinador secundário no carro #73, que venceu três corridas em oito realizadas em 2022 no campeonato de sprint.
No caso da F4 Brasil e, mais recentemente, no Sertões, o BRB ostenta os naming rights. Isso amplia a capilaridade da marca, uma vez que, como falamos na coluna passada, o rali atingiu um patamar inédito em seus 30 anos de história nesta temporada.
O suporte do BRB ao esporte a motor inclusive transcende a arena estritamente desportiva. A marca é patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), bancou a reedição do Guia da Stock Car, patrocinou o tradicional prêmio Capacete de Ouro e está capitaneando a reforma completa do Autódromo de Brasília, cidade que teve cinco pilotos na F1 e que tem as corridas em seu DNA.
E assim o BRB vai se consolidando não apenas como o banco do esporte a motor brasileiro, mas como a marca mais evidente do automobilismo nacional.
Luis Ferrari é CEO da Ferrari Promo e escreve mensalmente na Máquina do Esporte sobre o esporte a motor