Nesta terça-feira (4), será dada a largada para a fase classificatória da Porsche e-Sports Brasil 2022. O programa, organizado pela Porsche Brasil, em conjunto com o parceiro operacional Irb e-Sports, deverá envolver, até o dia 12 de outubro, cerca de 500 competidores, que disputarão 50 vagas na final.
Na fase classificatória, que será aberta e gratuita, os participantes demonstrarão suas habilidades no circuito virtual de Watkins Glen, nos Estados Unidos. O modelo utilizado por todos os competidores será o Porsche 911 GT3 Cup “992”, no simulador iRacing.
Já a fase final começará em 18 de outubro, com o circuito virtual de Spa-Francorchamps, na Bélgica, e terminará com a disputa da prova de Interlagos, no dia 5 de dezembro.
A Porsche e-Sports Brasil chega a 2022 com um histórico crescente de audiência entre o público gamer e de automobilismo. Em 2020, foram 4,5 milhões de pessoas impactadas e audiência média de 7.500 pessoas por corrida. Já em 2021, o número de pessoas impactadas chegou a 5,25 milhões e uma audiência média superior a 54 mil pessoas por prova.
A transmissão do campeonato virtual apresentará novidades para 2022. Um exemplo é o campeão da Fórmula Indy e vencedor da Indy 500, Tony Kanaan, que será comentarista de todas as corridas ao vivo no seu canal na Twitch. Além dele, o campeonato será exibido nos canais da Porsche na Twitch, no YouTube e pelo canal do parceiro operacional Irb Esports, também no YouTube.
Dos simuladores para as pistas reais
A Porsche e-Sports é o primeiro programa de automobilismo virtual no Brasil a gerar pilotos para o automobilismo real. Em 2020, Jeff Giassi, único brasileiro no grid do campeonato virtual mundial Porsche TAG Heuer e-Sports Supercup, foi convidado para acelerar na etapa final da Porsche Endurance Series, em Interlagos.
Em seu primeiro contato em competição com os carros reais, Giassi fez a pole-position e subiu no pódio dos 500km, em Interlagos, na sua categoria. Já em 2021, disputando seu primeiro campeonato completo junto ao piloto Enzo Elias, foi campeão geral das classes Sport e Trophy.
“Tudo o que aprendemos na corrida virtual podemos levar para a competição real, porque são mundos muito parecidos. Os carros são escaneados a laser e configurados para proporcionar uma experiência de competições real. É uma imersão total na corrida que envolve a parte auditiva e o campo de visão, garantindo uma experiência bastante real para os pilotos”
Jeff Giassi
O piloto brasileiro Tony Kanaan, campeão da Fórmula Indy em 2004, da Indy 500 em 2013 e das 24h de Daytona em 2015, fará o caminho inverso ao de Giassi. Ele trará a sua experiência em modelos de competições reais para as provas virtuais da Porsche e-Sports Brasil deste ano e também será comentarista oficial da temporada em seu canal na Twitch.
“A experiência virtual organizada pela Porsche é inédita no mundo, a ponto de revelar um talento como o Jeff Giassi, que está mandando muito bem na competição real. Eu adoro participar desse tipo de prova, em que os simuladores ajudam o piloto a correr na competição real, principalmente para poder conhecer bem as pistas, pois a física está cada vez melhor e os gráficos idênticos”
Tony Kanaan
Premiações
Em 2022, a Porsche e-Sports Brasil oferecerá aos seus competidores o equivalente a R$ 50 mil em prêmios. Já aos vencedores, a marca promoverá ao campeão geral e ao vice a oportunidade de testar um Porsche 911 GT3 Cup em um autódromo brasileiro.
Além dos testes reais, a Porsche e-Sports premiará os pilotos melhores colocados das categorias Pro e Pro-Am com créditos em equipamentos profissionais de simulação, em contribuição com o desenvolvimento pessoal e coletivo do automobilismo virtual nacional.
Por fim, uma atuação de destaque na Porsche e-Sports Brasil poderá valer uma indicação para competir na Porsche TAG Heuer e-Sports Supercup Contender Series de 2023, que é a porta de entrada oficial para o campeonato mundial da marca.
Como participar
Para disputar a Porsche e-Sports Brasil, é necessário possuir a plataforma do simulador iRacing. A inscrição é gratuita e pode ser realizada pelo site oficial do campeonato.
Os concorrentes serão automaticamente direcionados para as classes Pro ou Pro-Am, conforme sua posição de classificação nas seletivas. Assim como nas corridas oficiais do campeonato, o setup durante a seletiva será aberto para que pilotos e equipes encontrem os melhores acertos dos seus carros.