A 15ª edição do Jogo das Estrelas do NBB aconteceu no último final de semana, sexta-feira (15) e sábado (16), na cidade de São Paulo (SP), mais precisamente no Ginásio do Ibirapuera. O título pode parecer trocado ou errado, mas traz a intenção de destacar realmente as estrelas que elevaram esse evento em mais um nível para a consolidação do Jogo das Estrelas como um dos principais entretenimentos esportivos do país.
A programação do evento começou nos dias 11 e 12 de março, com a 2ª edição do Seminário “Esporte, Estado e Mercado: Um diálogo necessário”. Realizado em parceria com o blog Lei em Campo, as estrelas do seminário foram os palestrantes que disponibilizaram tempo para os debates com profissionais, autoridades e especialistas de temas relacionados ao direito, à gestão, ao marketing, aos negócios e às tendências do mercado do esporte no Brasil. A riqueza dos conteúdos foi confirmada pelos participantes e reforçou a perspectiva de crescimento desse encontro para os próximos anos.
O dia 13 de março começou com a chegada dos atletas do NBB Caixa, selecionados para o Jogo das Estrelas, para participar das ações sociais. Foram seis ações que impactaram diretamente mais de 500 crianças de escolas, núcleos e projetos sociais. Os atletas se dividiram e se revezaram entre as visitas para atender as instituições e interagir com os alunos por meio de palestras, depoimentos, fotos e atividades de basquete. Foram momentos emocionantes diante do compromisso da Liga Nacional de Basquete (LNB) com as comunidades locais das cidades-sedes do evento. As estrelas dessas ações foram os atletas dos 19 clubes do NBB Caixa, os(as) professores(as) e, especialmente, as crianças. Destaque para os patrocinadores que proporcionaram esses encontros, entre eles a Caixa, as Loterias Caixa, a Paraty Energia, a ACM e o Instituto Superação.
O dia 14 de março foi dedicado a duas atividades oficiais da programação, além das ações sociais que ocorreram ao longo do dia. Logo pela manhã, a coletiva de imprensa oficial do Jogo das Estrelas, batizada de Café com as Estrelas, reuniu os capitães e os treinadores dos times. A ação aconteceu dentro da quadra oficial do evento, personalizada com um adesivo especial azul, e que proporcionou uma experiência nova para a imprensa, os atletas e os fãs. O evento foi um oferecimento da Melitta, café oficial do evento, que se destacou durante toda a semana com produtos e brindes para convidados, atletas, treinadores e autoridades. Durante as entrevistas com os capitães, a imprensa conversou também com Juninho, atleta da seleção brasileira de cadeira de rodas, que participou do Torneio de 3 Pontos Sportsbet.io.
Ainda no dia 14, à noite, foi realizado o “Media Day”, com participação de DJ e uma sessão de fotos dos atletas. Em seguida, o Jantar de Boas-vindas possibilitou um encontro de relacionamento entre dirigentes da liga, patrocinadores, atletas e convidados.
O dia 15 de março foi o início das atividades da programação oficial no Ginásio do Ibirapuera com a abertura da Fan Zone às 14h, seguida do Show de Abertura com Thaíde, um oferecimento do Sesi-SP, e os desafios individuais de Habilidades Penalty, 3 Pontos Sportsbet.io e Enterradas. O público teve contato com as diversas atrações na área externa, dedicada às ativações dos patrocinadores, entre eles a árvore de cestas de basquete e o estande de 200 metros quadrados das Loterias Caixa na entrada, a quadra de 3×3 e a cesta gigante da Sportsbet.io, o espaço Melitta, a Loja NBB, o Food Park e outras quadras de basquete 3×3 da Recoma e da ANB, além de um local de pickleball.
Dentro do ginásio, a festa ficou por conta dos atletas nos desafios individuais. Chamou a atenção o torneio de enterradas com jogadores pulando sobre uma moto, fantasiados de personagens animados e criando encenações capazes de despertar reações curiosas e surpreendentes nos fãs e nos demais atletas que acompanharam a disputa.
O último dia do evento, 16 de março, recebeu mais de 7 mil pessoas que ocuparam a Fan Zone e o ginásio para acompanhar a disputa entre os quatros times liderados pelos capitães André Góes, Elinho, Larry Taylor e Márcio. O jogo começou no final da tarde, porém, desde as 13h, o público lotou as ativações dos patrocinadores, participando delas nos estandes e nos espaços montados na área externa. A vitória do time André Góes foi coroada pelo Show do Intervalo com o Exaltasamba, que cantou os sucessos de sua longa carreira. Mesmo com o calor extremo que atingiu a cidade nesses dias, o resultado positivo do Jogo das Estrelas confirmou o potencial de crescimento do evento e as possibilidades de expansão da programação dentro e fora da quadra para os próximos anos.
Mais de 10 mil pessoas estiveram no Ibirapuera durante os dois dias de evento, milhares assistiram pela televisão e milhões foram impactados pelas centenas de conteúdos nas plataformas digitais do NBB Caixa, dos clubes, dos atletas, dos influenciadores presentes, dos parceiros de mídia e dos próprios fãs. A edição de 2024 termina com um sentimento de que o Jogo das Estrelas virá cada vez mais forte e cada vez melhor para a comunidade do basquete.
Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte