Borussia Dortmund x Bayern de Munique: Bundesliga faz ótimo trabalho para ganhar alcance e audiência

Torcida do Borussia Dortmund lota o Signal Iduna Park no clássico contra o Bayern de Munique - Reprodução / X (@BlackYellow)

Em uma viagem pelo canal Goat, em que comando as áreas de conteúdo e marketing, estive no Der Klassiker do último sábado (30). Em Dortmund, o Borussia recebeu o Bayern de Munique, e o clássico das duas maiores torcidas da Alemanha foi marcado por um empate em campo, além de uma série de iniciativas da Bundesliga fora dele, para que o maior jogo nacional e o próprio torneio ganhassem ainda mais alcance e divulgação.

Para esquentar o Der Klassiker, a Bundesliga colocou Zé Roberto, ex-jogador e lenda do Bayern de Munique, à disposição para produção de conteúdo. Além disso, para promover o jogo, desenvolveu uma campanha prévia específica no digital e forneceu muito material, como fotos, vídeos, informações e artes, aos detentores de direitos de transmissão.

Antes da bola rolar, a Bundesliga ainda reuniu uma série de criadores de conteúdo de todo o mundo em Dortmund. Entre os brasileiros, três estiveram no Signal Iduna Park: Magno Navarro, Eduarda Pavão e MC Menor JP, que chegam a uma soma de 2 milhões de seguidores apenas no Instagram.  Ao redor do planeta, watch parties foram produzidas nos Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Chile, Colômbia, Indonésia, Coreia do Sul, China e Austrália.

Com um conceito de produção televisiva fora do padrão, com direito a 30 câmeras, a partida foi transmitida em mais de 200 países-membros da Fifa. No Brasil, além do Goat, RedeTV! e OneFootball exibiram o empate por 1 a 1. Tamanho esforço da Bundesliga para levar o melhor produto final aos fãs, gerou resultado.

Mesmo em um dia em que se respirou a final da Conmebol Libertadores no Brasil, os números foram muito positivos. Por exemplo, no canal Goat a transmissão ao vivo atingiu pico de quase 200 mil espetadores simultâneos (os números devem crescer ainda mais, pois as métricas ainda serão atualizadas pelo Google no começo da semana), com o número de visualizações superando 1 milhão (métrica apresentada por volta das 11h do domingo (1º)) e tempo total de exibição de aproximadamente 365 mil horas (número que também deve subir com a atualização).

Para se ter uma ideia, apenas um vídeo do MC Menor JP, publicado em colaboração com Eduarda Pavão, Bundesliga e a conta em inglês do Borussia Dortmund, gerou mais de 1 milhão de curtidas e quase 10 mil comentários no Instagram até a manhã desta segunda-feira (2).

Ver de perto um dos maiores clássicos do mundo, a Muralha Amarela e a reunião saudável de familiares e amigos, mesmo sendo rivais, para ver o jogo no estádio foi sensacional, mas, sem dúvida, volto da Alemanha ainda mais feliz e satisfeito por conhecer de perto o lindo (e muito competente) trabalho que a Bundesliga faz para dar mais visibilidade e alcance à sua competição.

André Stepan é diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte

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