A emoção dos Jogos Olímpicos está prestes a voltar em grande estilo. Se lembrarmos de Tóquio 2020, onde os torcedores estiveram ausentes devido à Covid-19, podemos ver como a digitalização transformou a experiência. As Olimpíadas se tornaram um exemplo marcante de como a tecnologia pode aproximar as pessoas, mesmo a distância. Não à toa, Paris 2024 quer ser o evento olímpico mais conectado da história.
A falta de torcida presencial em Tóquio proporcionou uma conexão global sem precedentes, seja via redes sociais ou por meio de transmissões on-line. Recordes foram batidos, não apenas nas competições, mas em todos os meios de comunicação. Agora, com Paris 2024 no horizonte, o Comitê Olímpico Internacional (COI) está focado em expandir ainda mais o alcance digital. Eles reconhecem que as Olimpíadas não são apenas um evento esportivo, mas uma plataforma global para inovações tecnológicas. E a inteligência artificial (IA) para aprimorar a experiência do espectador, como no caso de chatbots que fornecem informações em tempo real, será amplamente utilizada.
Além disso, a sustentabilidade está no centro dos Jogos de Paris 2024. Novas soluções de mobilidade, como carros elétricos autônomos, estão sendo implementadas para reduzir a pegada de carbono. Isso não apenas melhora a eficiência, mas também demonstra como a tecnologia pode impulsionar a sustentabilidade no esporte.
Relacionamentos com fãs e patrocinadores
A análise de dados deve desempenhar um papel central nas relações com os fãs e patrocinadores. O COI sabe que esse trabalho será fundamental para o sucesso dos Jogos. Essa prática tem sido uma constante desde 2003, quando a entidade lançou seu serviço de gestão de informação, conhecido como “Conhecimento e Aprendizagem de Jogos” (IKL, na sigla em inglês), e desde então promove a troca de conhecimento entre os Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos.
Por meio de um grupo de trabalho exclusivo, Paris 2024 permitirá análises em tempo real de cada local de competição. Isso proporcionará uma experiência única para todas as partes interessadas (stakeholders) do evento.
Além disso, Paris 2024 lançou várias iniciativas digitais para os fãs, com o objetivo de impulsionar o envolvimento e personalizar a experiência. Um exemplo notável é a abertura da Maratona Olímpica ao público pela primeira vez na história dos Jogos. Isso foi feito convidando os participantes a completar desafios de corrida na plataforma digital ClubParis2024, em parceria com o Alibaba Cloud, braço de tecnologia e inteligência digital da gigante do comércio eletrônico Alibaba, que é patrocinadora do COI.
Essa abordagem expandiu significativamente os pontos de contato digitais e inspirou fãs dos mais diversos países a participar dos desafios, tendo como meta um dos 20 mil convites que serão liberados. Ao mesmo tempo, permitirá ao Comitê Organizador personalizar a experiência dos fãs com base nas suas interações.
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Fernando Fleury é CEO da Armatore Market+Science, PhD em Comportamento do Consumo e trabalha com inovação e tecnologia para criar novos modelos de negócios para a indústria com a construção de soluções avançadas e modelos preditivos usando inteligência artificial, aprendizado de máquina e ciência de dados para entender o ciclo de vida dos produtos, criar novos produtos e identificar e rastrear clusters a fim de aumentar a receita, o público e o envolvimento dos fãs. Ele escreve mensalmente na Máquina do Esporte