No período de 2012 a 2016, tive a oportunidade de ocupar o cargo de presidente da Federação Mineira de Basketball (FMB), uma atividade voluntária que me deu muita satisfação e diversos aprendizados.
Ao longo dos quatro anos, foram implementados diversos projetos, graças ao envolvimento dos clubes, dos profissionais da federação, do Sr. Ricardo Bojanich, profissional argentino e referência internacional na formação de jovens atletas, e, especialmente, dos patrocinadores.
O planejamento tinha o propósito de desenvolver o basquete no estado de Minas Gerais, oferecendo às crianças e aos jovens uma formação para a vida, por meio do esporte. Em agosto de 2015, os treinadores Mario Fernandes O. Neto (Marão) e Luiz Felipe R. da Silva, coordenados por Ivan Mauad, foram responsáveis pela seleção mineira feminina Sub-15 na disputa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro de Seleções. O principal objetivo era conquistar o acesso e o retorno para a primeira divisão.
O resultado foi alcançado de forma invicta. Entretanto, além dessa vitória, o basquete mineiro obteve outra conquista com o surgimento de uma jovem menina de 13 anos e 1,92m. Kamilla Cardoso, uma criança de Montes Claros, em sua primeira competição oficial, terminou o torneio com a medalha de ouro, destaque individual e a classificação do estado para a primeira divisão. Ao longo do segundo semestre de 2015, Kamilla também venceu os Jogos Escolares de Minas Gerais, o campeonato estadual da categoria Sub-15, os Jogos Nacionais da Juventude e foi convidada para integrar a seleção brasileira da categoria Sub-15.
A partir de então, a atleta viveu uma rápida evolução. Após dois anos, Kamilla partiu para os Estados Unidos, orientada por profissionais do basquete feminino brasileiro e apoiada por sua família, para continuar seu desenvolvimento na escola Hamilton Heights Christian Academy, em Chattanooga, no Tennessee.
Ainda no high school, Kamilla foi nomeada para o McDonald’s All American e escolhida para o primeiro time entre todas as atletas dos Estados Unidos. Selecionada por Syracuse para seu primeiro ano no basquete universitário, ela continuou despertando atenção com as atuações e os prêmios individuais. No segundo ano, a atleta se transferiu para a Universidade de South Carolina e sagrou-se campeã da NCAA, título inédito para uma atleta brasileira.
Na seleção brasileira adulta, Kamilla disputou a AmeriCup 2021 (medalha de bronze), o Pré-Olímpico de Belgrado 2022 e, mais recentemente, o Sul-Americano, na Argentina. Neste último, sagrou-se campeã e foi escolhida a melhor jogadora da competição.
Sua carreira continuará o processo natural de desenvolvimento com mais dois anos no basquete universitário e, possivelmente, uma outra etapa como profissional na WNBA ou em ligas espalhadas pelo mundo. Com a seleção brasileira, os desafios aumentarão com a aproximação de um ciclo de Jogos Olímpicos e Mundiais.
Segundo a própria atleta, em depoimento à época de sua iniciação no basquete, o incentivo para praticar a modalidade veio pela influência de sua irmã. Kamilla é uma jovem de 21 anos, com talento, coragem e determinação para superar as dificuldades e aproveitar as oportunidades da vida.
A jornada de Kamilla começou cedo, há sete anos, passando pela seleção mineira e pelo programa de desenvolvimento de talentos da FMB, duas ações viabilizadas pelo apoio de empresas que acreditaram na causa de ajudar a transformar a vida de muitas crianças, uma delas a da própria Kamilla.
Patrocínio esportivo vai muito além da visibilidade. É uma importante ferramenta de educação, saúde e experiência de vida. Meus agradecimentos para Banco BMG, Leite Cemil, Instituto MRV, Fundação ArcelorMittal, Pequita e UAI-Estado de Minas, que apoiaram esse projeto.
Referências sobre a carreira de Kamilla Cardoso:
http://basketmg.com.br/selecoes-mineiras-sub15-sao-convocadas-para-o-campeonato-brasileiro/
http://basketmg.com.br/gigante-mineira-e-convocada-para-a-selecao-brasileira-sub15-feminina/
http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2014/out-14/not_27_10_14_2946.php
https://gamecocksonline.com/sports/wbball/roster/player/kamilla-cardoso/
Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte