Recentemente, durante estudos sobre o mercado de eventos no Brasil, deparei-me com a curiosidade de comparar o público presente nos grandes eventos de entretenimento do país. As primeiras pesquisas, todas elas baseadas em sites de notícias ou canais oficiais de promotoras de eventos, consideraram eventos de música, entretenimento infantil, feiras, exposições, manifestações culturais e, naturalmente, esportivos.
Ao não encontrar um ranking oficial dos maiores eventos do país em 2023, o foco do estudo ficou concentrado em veículos de comunicação, tais como Globo.com, Exame, UOL, Terra, sites especializados e nos websites das entidades promotoras dos eventos. Os destaques das listas de maiores eventos variam bastante. Algumas fontes citam os festivais de música, como Rock in Rio, The Town e Lollapalooza. Outras ressaltam manifestações culturais, como o Carnaval, e feiras e exposições, entre elas Web Summit, CCXP e Rio Innovation Week.
Os eventos esportivos aparecem quando a pesquisa direciona para essa categoria, porém os números (oficiais e não oficiais) de presença de público mostram que o esporte está, por muitas vezes, à frente desses outros grandes eventos. Obviamente, a cultura desportiva no Brasil lança o futebol muito à frente das demais modalidades ou eventos, mas, ainda assim, alguns dados interessantes reforçam o potencial e a relevância do esporte no interesse da sociedade.
Um rápido levantamento dos números de público nos eventos apontou que o Rock in Rio movimentou cerca de 700 mil pessoas em 2022, enquanto o The Town alcançou 500 mil pessoas em sua primeira edição, neste ano, em São Paulo. Os dois festivais estão à frente do Lollapalooza, que, em 2023, mobilizou pouco mais de 302 mil fãs no Autódromo de Interlagos. Se considerarmos as turnês internacionais, a estimativa dos shows da norte-americana Taylor Swift no país superou as 350 mil pessoas. Ainda que sejam números impressionantes, os maiores eventos de música no Brasil ficam bem distantes dos principais eventos esportivos, e até mesmo de algumas manifestações culturais, como a CCXP 2023, realizada em São Paulo, que mobilizou 287 mil pessoas.
O Festival de Parintins, no Amazonas, movimentou cerca de 50 mil pessoas na edição de 2023. Esse volume sinaliza a força dessa tradicional festa popular do Norte do país, porém, quando se compara ao São João, de Campina Grande (PB), o número fica distante. Segundo o site do G1, a maior festa popular da Paraíba recebeu 2,5 milhões de pessoas. Esse número coloca o São João de Campina Grande à frente, em mais de três vezes, do maior festival de música do país, o Rock in Rio. Certamente, outras festas populares, juninas ou não, no Brasil merecem destaque, entre elas a Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS), e a Oktoberfest, em Blumenau (SC), cujos públicos respectivos foram de 350 mil (2022) e 454 mil pessoas (2023). Infelizmente, o estudo realizado não foi capaz de mapear uma maior quantidade de festas populares.
Nesse contexto, os eventos esportivos surgem com destaque. Os principais campeonatos nacionais dos esportes especializados apresentam números expressivos. O NBB Caixa reuniu 320 mil torcedores nos ginásios na temporada 2022/2023. A Superliga de Vôlei, em 2019, uma temporada antes da pandemia, movimentou mais de 200 mil pessoas em cada modalidade, na masculina e na feminina (não foram encontrados nas pesquisas os números oficiais da última temporada). Entre as corridas de rua, a Maratona do Rio e a São Silvestre superam os 30 mil atletas inscritos, porém não foi encontrado o público total presente no evento.
Para citar eventos internacionais, a etapa da Fórmula 1 em São Paulo mobilizou 267 mil pessoas em 2023. Outros eventos importantes com públicos superiores a 100 mil pessoas são a Liga Nacional de Futsal, que acabou recentemente, e a Stock Car, mas não foi possível identificar números mais precisos nas pesquisas realizadas.
O grande campeão é a paixão nacional: o futebol. A liderança do futebol se divide nos três principais torneios: a Copa do Brasil (com 2,08 milhões de torcedores nos estádios), a Série B do Campeonato Brasileiro (com 2,3 milhões) e a Série A do Brasileirão (com 9,7 milhões de torcedores), todos na temporada 2023. A larga vantagem do Brasileirão confirma a força do futebol no país. Se considerarmos apenas o Flamengo, líder no ranking de público como mandante, o clube carioca, sozinho, está à frente dos três maiores festivais de música do país, com mais de 1 milhão de torcedores nos seus jogos na Série A.
Por fim, somente o Carnaval tem a capacidade de superar o futebol, entretanto, para isso, é necessário considerar a mobilização das pessoas em blocos de rua, o que foge da característica de eventos com controle de acesso do público. A provável maior festa popular do país nas ruas, principalmente quando somadas as diversas cidades brasileiras, está no topo do ranking, mas se considerarmos apenas as pessoas nos Sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo, o número não alcança os eventos de futebol.
Alvaro Cotta é diretor de marketing da Liga Nacional de Basquete (LNB) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte