Pular para o conteúdo

Gymrats: O aplicativo que estimula o exercício físico

Em um mundo onde a tecnologia é frequentemente apontada como vilã do sedentarismo, um aplicativo criado nos EUA e popularizado no Brasil está literalmente virando o jogo

Criado nos Estados Unidos em 2019, Gymrats se popularizou no Brasil a partir de 2024 - Reprodução

Um executivo aproveita o trajeto entre duas reuniões para andar de bicicleta e fazer uma hora de exercício cardiovascular. No final da atividade, ele contabiliza os pontos de seu exercício no app Gymrats e ajuda seu time a ganhar uma competição. O Gymrats (ou Ratos de Academia, em tradução livre) promove desafios individuais ou coletivos de práticas esportivas e ganha quem treina mais. Ele tem incentivado famílias, colegas de trabalho e amigos a superarem o sedentarismo e conseguirem motivação para entrar em forma.

O Gymrats foi criado nos Estados Unidos pelo engenheiro de software Mack Hasz em março de 2019, mas é no Brasil que, a partir de 2024, virou febre. O site Gymrats.app teve mais de 320 mil visitas em maio de 2025, segundo a pesquisa Similarweb, sendo que 93% das visitas foram no Brasil. O app está disponível para iOS e Google Play, onde obteve mais de 1 milhão de downloads, com avaliação de 4,9 de 5 pontos possíveis.

O aplicativo funciona de uma forma bastante simples. O usuário faz um cadastro, normalmente atendendo a um convite de um colega para um desafio. Os desafios possuem prazo, e os competidores podem pontuar de duas formas: por meio de check-ins, por exemplo, em que uma ida à academia gera um check-in, ou por meio de pontos de Hustler, em que o usuário posta a atividade que realizou, os minutos e os quilômetros percorridos (se tiver corrido ou pedalado), e isso gera pontos proporcionais ao esforço.

As competições são individuais ou em grupo, normalmente acompanhadas de mensagens em grupos de WhatsApp ou postagens em redes sociais. É isso que traz o caráter mais divertido das competições, pois as pessoas se apoiam e dão dicas de como podem fazer os exercícios.

No entanto, como tudo que envolve redes sociais, existem as polêmicas. Um grupo de usuários acredita que o exercício de verdade acontece em academias ou em atividades exaustivas como corridas ou artes marciais, enquanto outro grupo quer apenas fugir do sedentarismo e encaixa atividades como caminhadas ou subidas de escada em seu dia a dia para fazer check-ins.

Alguns influenciadores já gravaram vídeos protestando contra os check-ins “marotos”, o que alimenta as polêmicas dentro dos grupos, aumentando o engajamento nos desafios.

Caso você queira curtir o desafio no Gymrats, seguem algumas dicas:

• Esteja com seus exames médicos em dia. No “calor da batalha”, alguns usuários podem abusar da exaustão e é sempre bom saber o próprio limite;

• Desafios em grupo tendem a ser mais interessantes, pois combinam os mais competitivos com aqueles que buscam motivação coletiva;

• Comece por desafios com check-ins para depois partir para pontos de Hustler, pois a segunda forma é mais precisa, mas tende a ser complicada, uma vez que exige mais detalhes no registro das atividades.

Nas disciplinas de Inovação e Analytics da ESPM, discutimos como dados e gamificação podem ser usados para mudar comportamentos. O Gymrats é um exemplo prático dessa transformação. Se bem explorados, aplicativos como ele podem se tornar uma plataforma de marketing esportivo, fidelização de clientes e até de pesquisa comportamental.

O futuro do fitness pode estar nos dados e nos desafios.

Claudio Oliveira é professor de Inovação e Analytics no curso de Administração de Empresas da ESPM