No último sábado (24), tivemos uma verdadeira aula de promoção de um evento com a luta entre Acelino Popó Freitas e Kleber Bambam. Mesmo com uma relevância esportiva muito pequena, já que envolvia principalmente um combate entre um ex-lutador multicampeão de boxe e um fisiculturista vencedor da primeira edição do Big Brother Brasil (BBB), a promoção off-line e on-line, além da diversidade dos perfis dos protagonistas, geraram ao combate uma ótima audiência na TV aberta e o domínio da conversa no ambiente digital.
Na TV aberta, com transmissão de um VT na Globo, a luta alcançou 7 pontos de média na Grande São Paulo, 2,4 a mais que no sábado anterior (17), no mesmo horário. O share (participação de televisores ligados) foi de 35,7%, 7,9% maior que uma semana antes.
Sucesso off-line, o combate também explodiu nas redes sociais. Durante o dia da luta, as duas pesquisas mais realizadas no Google no Brasil foram sobre ela. Somadas, as buscas passaram o número de 4 milhões. No X (antigo Twitter), o combate entre Popó e Bambam manteve-se como o assunto mais comentado do mundo por horas.
No Instagram, o engajamento da luta foi altíssimo. Publicado na conta de Popó, o vídeo gravado do combate rendeu 14,5 milhões de visualizações. Na conta de Bambam, o destaque ficou para outro vídeo, feito ao lado do campeão mundial de boxe depois do evento, que chegou a nada menos do que 18,8 milhões de views.
Ainda no Instagram de Popó, houve uma ação envolvendo diretamente duas marcas. A rede atacadista Assaí aproveitou o hype da luta e fez publicações no perfil do lutador. Não houve impulsionamento e, mesmo assim, as métricas foram fantásticas para posts comerciais orgânicos. Na véspera do combate, por exemplo, uma das peças alcançou mais de 84 mil reações e 868 comentários.
Na antevéspera da luta, foi a vez de um post do anúncio de Popó como o mais novo embaixador da Alfacell, empresa que produz e distribui pilhas e baterias. O vídeo chegou a 23 mil reações e quase 300 comentários, o que, sendo repetitivo, é ótimo para uma publicação comercial sem impulsionamento pago.
No YouTube, as métricas também foram espetaculares. No canal Combate na plataforma, quatro eventos paralelos à luta bateram recorde de visualizações. O destaque foi a transmissão ao vivo do card preliminar, com 9,3 milhões de views. Os outros três foram: pesagem, com 2,8 milhões; entrevista prévia com Bambam, com 2,1 milhões; e entrevista prévia com Popó, com 1,9 milhão.
As contas do Fight Music Show (FMS), evento que abrigou a luta, explodiram. O alcance teve aumento de 1.500% no Instagram (total de 19,1 milhões) e de 422% no Facebook (total de 15,4 milhões). Em visitas, os números são ainda maiores: incremento de 2.100% no Instagram (total de 1,09 milhão) e 1.800% no Facebook (1,8 milhão). Nas duas plataformas, foram mais de 305 mil novos seguidores.
“Desde o aficionado por cultura pop até a senhora que acompanha o Big Brother Brasil, o evento conseguiu furar a bolha dos fãs das artes marciais. Com a presença de Kleber Bambam, Nego do Borel e Mc Gui no ringue, despertamos o interesse de todas as faixas etárias e públicos. O FMS 4 foi um sucesso sem precedentes na mídia e nas redes sociais em eventos que envolvem lutas no Brasil”, disse Mamá Brito, presidente do Fight Music Show.
Mesmo com quase zero importância no âmbito esportivo, já que reuniu um ex-campeão mundial e muitas celebridades, o Fight Music Show mostrou que é muito possível chegar longe quando se tem boas atrações e, principalmente, quando a promoção é muito bem-feita por todos os lados. Com a força da TV aberta na Globo e vários nomes importantes no mundo digital, de diferentes áreas, o evento simplesmente explodiu e ditou a conversa nas redes sociais.
André Stepan é diretor de marketing do canal Goat, desenvolvedor de negócios da Horizm no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte