Marketing esportivo é a bola da vez

Atacante Vinicius Júnior é um dos atletas brasileiros mais utilizados pelas marcas em campanhas de marketing - Divulgação / Betnacional

Em uma analogia com o mundo do futebol, podemos dizer que o marketing esportivo é um time treinado por grandes treinadores que sabem muito bem como atacar e colocar sua equipe na cara do gol. Isso porque essa é uma indústria que movimenta bilhões de dólares no mundo inteiro e cresce exponencialmente. A principal consequência é que esse movimento tem chamado a atenção das empresas que conseguem ver nessa modalidade de marketing uma oportunidade para crescer, aumentar as vendas, fidelizar seus clientes e gerar experiências cada vez mais únicas.

Dessa maneira, é expressivo o número de empresas que demandam de suas agências projetos criativos voltados para o esporte, mas, principalmente, para o futebol, em razão da forte ligação emocional que envolve os brasileiros.

Isso faz do marketing esportivo uma poderosa ferramenta de conexão entre as marcas e o público-alvo. Por outro lado, auxilia as empresas a se destacarem em um mercado cada vez mais competitivo. Se, antes, o marketing esportivo era visto apenas como uma forma de associar a imagem das marcas a eventos esportivos populares, hoje, envolve estratégias complexas.

Modalidades esportivas como futebol, automobilismo, vôlei e corridas de rua, entre outros, atraem milhões de espectadores e proporcionam às marcas uma plataforma única e diretamente ligada aos interesses dos consumidores. Além disso, permitem que as marcas se associem a valores positivos, como trabalho em equipe, determinação e superação, criando uma imagem positiva na mente dos consumidores.

É preciso considerar ainda a oportunidade de criar experiências memoráveis para os clientes. Ações promocionais durante eventos esportivos, patrocínios a equipes e atletas, e a criação de conteúdo relacionado ao esporte são algumas das maneiras pelas quais as marcas podem se envolver diretamente com os consumidores, gerando conexões emocionais que podem levar à fidelização.

Dessa maneira, o marketing esportivo tem chamado a atenção de diversos setores da economia que veem nessa modalidade um investimento com retorno garantido, desde que feito com profissionalismo. Um desses setores é formado pelas casas de apostas. A partir da legalização das apostas esportivas no Brasil, as empresas do segmento têm investido pesado em patrocínios a times de futebol, eventos esportivos e ações das mais variadas que possam contribuir para o aumento da visibilidade e a construção de uma relação de confiança com seu público.

Um desses exemplos é a Betnacional, casa de apostas esportivas que tem investido de maneira contundente em comunicação a partir do patrocínio a clubes e campeonatos regionais, presença no pacote de futebol da Rede Globo de Televisão e ainda trazendo para atuar como garotos-propagandas nomes consagrados como o jogador Vinicius Júnior, do Real Madrid e da seleção brasileira, a cantora Ludmilla e os cantores Seu Jorge e Thiaguinho.

Não é à toa que o marketing esportivo atua no sentido de fortalecer as marcas e aumentar o engajamento com os clientes. Há centenas de exemplos de companhias que se utilizam dessa estratégia e, de maneira arrojada, associam seus nomes a eventos esportivos, equipes e atletas de destaque.

Por esse motivo, é possível assegurar que o marketing esportivo se mostra eficaz na sedução do público-alvo porque se utiliza da paixão e da emoção que os esportes proporcionam para garantir o sucesso de vendas das marcas.

Newton Neto é publicitário e CEO da Lean Agency. Pós-graduado em marketing e com especializações em áreas como marketing digital, planejamento estratégico, branding e criatividade, ele passará a escrever mensalmente na Máquina do Esporte

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