A Major League Soccer (MLS) anunciou que, com o público total na temporada regular de 2024 e nos playoffs da MLS Cup, a competição se posicionou em 2º lugar entre todas as ligas de futebol do mundo quando o assunto é público.
Com mais de 12,1 milhões de fãs assistindo a uma partida da MLS nesta temporada, a liga norte-americana ficou atrás apenas da Premier League, que registrou um público total superior a 14,6 milhões. Com isso, de acordo com dados da empresa Opta, superou grandes campeonatos como Bundesliga (12 milhões), Serie A (11,6 milhões), LaLiga (10,7 milhões), Campeonato Brasileiro (10,2 milhões) e Ligue 1 (8,4 milhões).
Em outubro, a MLS já havia anunciado ter alcançado um novo recorde de público na temporada regular, com mais de 11 milhões de espectadores, superando os pouco mais de 10,9 milhões de 2023. Com o fim da temporada regular, a liga revelou que 11.454.205 torcedores estiveram presentes nos estádios, marcando um aumento de 5% em relação ao ano anterior e 14% em comparação a 2022. Nada menos do que 21 dos 29 clubes registraram aumento de público.
A média de público na temporada regular foi histórica, com 23.234 espectadores por jogo. Ao todo, 10 clubes estabeleceram ou empataram recordes de média de público, e 213 partidas tiveram lotação esgotada, impulsionadas pela presença de Lionel Messi no Inter Miami.
Em 2024, duas partidas superaram 70 mil espectadores, sendo a maior delas registrada em 13 de abril, quando 72.610 torcedores assistiram ao confronto entre Inter Miami e Sporting Kansas City, no Geha Field Arrowhead Stadium, estádio que costuma lotar para os jogos do Kansas City Chiefs, da NFL. O segundo maior público ocorreu em 4 de julho, com 70.076 pessoas presentes no clássico entre Los Angeles Galaxy e Los Angeles FC, no Rose Bowl.
Além disso, 8 jogos tiveram mais de 60 mil torcedores, incluindo o segundo jogo da série entre Atlanta United e Inter Miami. No total, 10 partidas ultrapassaram a marca de 50 mil espectadores, e 31 jogos atraíram pelo menos 40 mil fãs.
O sucesso da MLS consolida um trabalho árduo de muitos anos no desenvolvimento do esporte no país, que mais recentemente foi estimulado, além da presença de Lionel Messi, também com a chegada de grandes eventos internacionais, em uma lista que começou com a Copa América de 2024 e passará pelo Super Mundial de Clubes de 2025 e a Copa do Mundo da Fifa de 2026.
Vale ressaltar ainda que os EUA viraram um destino quase obrigatório na pré-temporada dos grandes clubes europeus, quando os maiores clubes do planeta se enfrentam em estádios cheios, conquistando mais e mais fãs locais.
Vamos torcer para que, com os clubes brasileiros no Super Mundial de Clubes e a parada de meio de ano no calendário do futebol brasileiro, os times do Brasil também possam tirar proveito desse excelente momento do “soccer” nos EUA e internacionalizar suas marcas. Afinal de contas, estamos falando do principal mercado esportivo do planeta, onde, infelizmente, os clubes brasileiros ainda não têm quase nenhuma entrada.
Romulo Macedo é mestre em Gestão da Experiência do Consumidor, especialista em Gestão Esportiva com papéis relevantes em diversos eventos esportivos mundiais e escreve mensalmente na Máquina do Esporte