Desde os dias em que trabalhei no Rock in Rio, lembro-me do desafio de encontrar memorabília sempre que decidíamos relembrar festivais passados e queríamos apresentar algo que trouxesse memórias e sentimentos únicos para aqueles que viveram esses momentos inesquecíveis.
Essa busca constante por conexões emocionais persistiu quando me juntei à equipe do MIBR. Cada campanha que compartilha nossa história e conquistas passadas é uma verdadeira batalha para reunir material significativo, seja junto aos fãs, funcionários ou ex-jogadores.
Como, então, eternizar uma paixão, um momento, uma vitória? Como preservar essas memórias sem o risco de perdê-las? Foi na tentativa de responder a essas perguntas que decidimos nos aventurar no mundo dos NFTs junto à Bybit, nossa parceira no universo cripto.
Os NFTs são tokens não fungíveis que representam ativos digitais registrados em blockchain, proporcionando segurança, autenticidade e propriedade aos seus detentores. Mas o que isso tem a ver com o MIBR e como isso pode nos auxiliar? Bem, se o desafio era preservar as memorabílias que muitas vezes se perdiam no tempo, encontramos uma solução. Os NFTs não apenas resistem ao esquecimento, mas podem ser transmitidos de geração em geração, acumulando valor ao longo do tempo.
De agora em diante, utilizaremos os NFTs para proporcionar uma experiência eterna aos nossos fãs. Iniciamos com uma coleção única: as camisas históricas do time, peças que testemunharam grandes conquistas e vestiram nossos jogadores ao longo dos 20 anos de história. E vamos sempre mesclar a experiência digital com a experiência física, presencial e exclusiva.
Na primeira coleção, aqueles que possuírem os 12 NFTs em sua carteira receberão em suas casas a camisa atual do time, assinada por todos os jogadores. Em contraste com os altos valores que cercavam esses ativos em 2020/2021, a ênfase aqui está na experiência e, por isso, os tokens na primeira coleção do MIBR são gratuitos ou têm um valor simbólico.
Ao integrar inovação tecnológica com a entrega de conteúdo personalizado e exclusivo, os NFTs estão, gradualmente, revolucionando a experiência do fã. A gamificação, autenticidade e escassez tornam essas experiências ainda mais emocionantes e envolventes. Eu aposto e continuarei apostando nesses ativos. E você? Já considerou utilizar os NFTs no seu negócio?
Roberta Coelho é CEO da equipe de e-Sports MIBR e escreve mensalmente na Máquina do Esporte