O título da minha coluna de hoje pode causar um pouco de estranheza, já que temos outras cidades ao redor do mundo que podem também se autoproclamar como capital do esporte. Mas, neste caso, existe uma explicação lógica para isso.
Nesta semana, foram realizadas em Miami duas das principais conferências que reúnem executivos do mercado esportivo mundial: a Sportel e a Soccerex.
A Sportel é um evento que ocorre duas vezes ao ano. A mais importante delas é em Mônaco, em outubro, e reúne mais de 1200 executivos. O primeiro semestre abriga uma versão mais regionalizada, que é intercalada com um ano na Ásia e outro nas Américas. São executivos de agências, ligas, federações, promotores de eventos, emissoras de TV, plataformas de streaming, desenvolvedores de tecnologia para transmissões ao vivo, etc. Desta vez, tivemos a presença de NBA, FIFA, UEFA, Premier League, LaLiga, CONCACAF, CONMEBOL, Grupo Globo, ESPN, Paramount, NBC, Fox, Canal+, OneFootball e BeIn, entre muitos outros.
Aqui em Miami foram cerca de 500 executivos de todo o mundo reunidos em um único lugar para buscar novos conteúdos ou novos parceiros para exibição de seus conteúdos. A agenda de dois dias é apertada e agitada, já que as reuniões ocorrem de meia em meia hora.
A CONMEBOL aproveitou o evento para conversar com as principais plataformas de mídia dos Estados Unidos e anunciar que, em breve, virá ao mercado americano para lançar a licitação para os direitos de suas competições de clubes para as temporadas de 2023 a 2026. A atual parceira, a BeIn, além de Fox, Fubo, ESPN e Univision foram algumas das plataformas que assistiram às apresentações da CONMEBOL e da FC Diez Media. O processo nos EUA, aliás, correrá praticamente em paralelo com a licitação destes mesmos direitos que a CONMEBOL lança nesta sexta-feira (18) para o Brasil e a América Latina. O prazo para apresentação das propostas para estes dois territórios será o dia 20 de abril. Todos os detalhes de pacotes, produção e entrega comercial estarão no documento que será enviado a todos os interessados.
A Soccerex, por sua vez, é um evento com foco total no futebol, e aí não estou falando apenas de direitos de mídia não. O evento abriga todo tipo de empresa que atua no universo do futebol, desde fornecedores de grama natural ou sintética, até clubes, grandes patrocinadores, promotores de eventos e, claro, plataformas de mídia. Algumas das empresas presentes foram a MLS, Inter Miami, IMG, FC Diez Media, Facebook, HSBC, CONCACAF, Canal+, 777 Partners e UEFA. Alguns clubes brasileiros, como Flamengo, Cruzeiro e Internacional, também marcaram presença, além da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e da Federação Mineira de Futebol (FMF).
Além do networking, a Soccerex ainda promove uma série de palestras, fóruns e debates sobre todas os assuntos relevantes que envolvem o universo do futebol. E a troca de experiências é incrível.
Foi uma semana intensa para o mundo esportivo aqui em Miami. Então, acho que, pelo menos para esta semana, a minha afirmação do título faz um certo sentido, não?
Evandro Figueira é vice-presidente da IMG Media no Brasil e escreve mensalmente na Máquina do Esporte