Recentemente, ao ser abordado sobre a venda precoce de um jovem promissor do seu clube, o técnico multicampeão Abel Braga afirmou: “É a razão de todo grande clube sobreviver”. Ainda justificou a sua afirmativa com exemplo de outro jogador vendido muito cedo para o futebol europeu em outra equipe que tinha trabalhado no passado.
Infelizmente, o treinador tem razão. É exatamente assim que muitos dirigentes pensam e agem em seus clubes. Existe quase uma verdade absoluta entre dirigentes, imprensa e torcidas de que os clubes precisam vender muito cedo os seus melhores jogadores para pagar as contas.
A afirmação do treinador escancara um problema crônico do nosso futebol: a falta de identidade dos clubes. Muitos deles perderam o seu propósito, esqueceram as suas histórias e seguem respirando por aparelhos, sobrevivendo um dia de cada vez.
Mas o que você, torcedor, pensa disso? Você torce para um clube cuja razão de existir é pagar contas? Até quando você vai “investir” o seu tempo, dinheiro e emoções em um clube que pensa somente em pagar dívidas para ficar vivo?
O ato de torcer para um clube de futebol não pode ser tratado com uma simples relação de consumo, de compra e venda. O torcedor estabelece uma conexão emocional com seu time e doa muito mais que tempo e dinheiro para acompanhar sua paixão, por isso é fundamental que os clubes tenham identidades fortes e claras, que possam refletir as necessidades, valores e ideais de seus aficionados.
Pesquisas apontam que o torcedor moderno quer muito mais dos seus clubes de coração. Segundo o relatório “Fan of the Future“, publicado pela European Club Association (ECA) em 2020, que ouviu torcedores de futebol de diversos países, 82% dos entrevistados concordaram com a afirmação: “os clubes de futebol têm responsabilidade com a sua comunidade e de ajudar a fazer do mundo um lugar melhor“.
Muito antes de vender seus melhores talentos os clubes deveriam fortalecer suas identidades e definir a sua missão, princípios e valores. Só assim todos terão uma visão clara do porquê do clube existir, aonde ele quer chegar e como fará para atingir os seus objetivos.
Fazer da razão de existir de um clube apenas a sua própria sobrevivência é somente adiar o seu fim.
Romulo Macedo é sócio-fundador da Fan Experience 360 e escreve mensalmente na Máquina do Esporte