Há um ano, aqui na Máquina do Esporte, chegou um e-mail com uma sugestão de pauta da possibilidade de o Vitória, que havia retornado à Série A do Campeonato Brasileiro, vender o naming rights do clube para a Fatal Model, que era patrocinadora da equipe.
O material divulgado à imprensa continha até mesmo frase da diretora de marketing da empresa e do presidente do Vitória, dando ainda mais credibilidade à “informação”.
Em vez de sair correndo para contar a história, fizemos o exercício que era regra dentro de qualquer faculdade de jornalismo há alguns anos: primeiro pensar para depois escrever qualquer reportagem sobre o tema.
Por que, para Vitória e Fatal Model, era interessante divulgar aquela história que parecia uma tremenda lorota?
Fizemos a reportagem sobre o tema, mas o enfoque foi outro. Mostramos por que clube e empresa tentavam criar um factoide dentro de um negócio que não tinha qualquer possibilidade de ser honesto com o torcedor, maior razão de ser de um time de futebol.
Agora, um ano depois, a mesma empresa de assessoria de imprensa e a mesma Fatal Model chegam com um outro comunicado à imprensa. Segundo o documento, a empresa aceita pagar os salários para o francês Paul Pogba, que está suspenso do futebol por uso de doping, defender o Corinthians em 2025.
Dessa vez, decidimos não publicar nada sobre o tema. Por mais que, curiosamente, a mesma empresária que é diretora de marketing da empresa tenha afirmado ter interesse em patrocinar a chegada do francês ao Timão.
O que a Fatal quer?
Coincidência ou não, mais uma vez, nessa mesma época do ano, chega em meu WhatsApp o projeto de venda da Fatal Model para fundos de investimento. A ideia do site de acompanhantes é encontrar um investidor que esteja disposto a alavancar o crescimento da empresa.
Há alguns anos, a Fatal Model tenta se apoiar no esporte para ganhar credibilidade sobre o negócio extremamente controverso que ela faz, que é ser um “site de acompanhantes”.
Foi a partir da publicidade em camisas de clubes e placas ao redor dos gramados que a empresa ganhou notoriedade. Agora, ela busca investidores para um negócio que, segundo o próprio projeto de venda, faturou R$ 135 milhões entre 2018 e 2023.
Detalhe: no mesmo material em que busca por investidores, a Fatal Model mostra que é capaz de gerar bastante mídia sobre a empresa, usando o case feito com o Vitória entre 1º e 13 de dezembro de 2023, que segundo a marca gerou 762 inserções na mídia.
Pogba no Corinthians? Parece uma estratégia fatal. Resta saber se, em 2025, o case será inserido no plano de apresentação para potenciais investidores do site de acompanhantes.
Aos torcedores e aos gestores, resta o questionamento.
Quem realmente se beneficia com isso?
Erich Beting é fundador e CEO da Máquina do Esporte, além de consultor, professor e palestrante sobre marketing esportivo