Se você é amante do futebol como eu, com certeza não se apega somente aos nossos campeonatos estaduais e nacionais. Outras ligas, principalmente as da Europa, costumam atrair e muito a atenção de fãs brasileiros apaixonados pelo esporte mais famoso do planeta. E o mesmo acontece com muitos torcedores pelo mundo.
Os clubes que estiverem atentos a esse movimento e suas tendências, com certeza estarão um passo à frente da concorrência para conquistar uma base global de fãs. Para o artigo deste mês, proponho analisarmos uma pesquisa a respeito do tema. Vamos nessa?
Desde 2010, a consultoria inglesa Brand Finance, especializada em avaliação de marcas, realiza pesquisas sobre o futebol. A deste ano, intitulada Brand Finance Football 50, trouxe um estudo baseado na resposta de cerca de 1.500 amantes desta modalidade em oito diferentes mercados, incluindo os cinco maiores (França, Alemanha, Inglaterra, Itália e Reino Unido) e o Brasil, além de China e EUA. Nos cinco países europeus citados e por aqui, o futebol é o esporte favorito. Na China, vem em segundo lugar, atrás do basquete, e nos EUA, em quinto, por enquanto. Em um futuro próximo, deve passar a NHL para se tornar o quarto.
O intuito do estudo é avaliar as percepções e o nível de engajamento dos torcedores a respeito das 30 principais competições do mundo e seus times participantes. Nosso artigo pinçou os principais pontos a fim de auxiliar o leitor a entender quais são as melhores estratégias para aumentar a base global de fãs de um clube. Vamos começar pelo resultado das cinco ligas favoritas?
Como já era de se esperar, a Premier League (Inglaterra) é a campeã, com 18% dos votos. O alto investimento dos patrocinadores no torneio consegue atrair os melhores jogadores, técnicos e comissões técnicas de uma forma geral. Em seguida, temos a LaLiga (Espanha – 17%), Bundesliga (Alemanha – 16%), Serie A (Itália – 14%) e Série A (Brasil – 10%).
E de que forma os fãs gostam de se engajar nesses campeonatos? Segundo a pesquisa, as ações são as mais diversas, da mais popular para a menos popular:
1. Seguir os times nas redes sociais (56%);
2. Assistir aos jogos, ao vivo ou em VT, pela TV (55%);
3. Consumir notícias (48%);
4. Seguir jogadores em redes sociais (41%);
5. Assistir aos jogos, ao vivo ou em VT, pelo streaming (40%);
6. Assistir a documentários e programas de bastidores (39%)
7. Comprar produtos dos patrocinadores dos times (36%);
8. Assistir aos melhores momentos e comentários pós-jogo (35%);
9. Compartilhar conteúdo on-line sobre o tema (32%);
10. Engajar em conversas a respeito do tema, on-line ou pessoalmente (30%);
11. Assistir a jogos nos estádios (29%);
12. Comprar marcas associadas ao esporte (29%);
13. Apostar em jogos (28%);
14. Praticar o esporte (18%);
15. Marcar presença em eventos para fãs (17%);
16. Conversar sobre patrocinadores (9%).
Outro tópico interessante do estudo foi a torcida feminina. Em comparação a outros esportes, o futebol é um dos que mais tem o equilíbrio de gênero. De 38% (China) a 50% (EUA) dos fãs são compostos por meninas. No Brasil, ficamos com 42%, indicando um vasto caminho para oportunidades de investimentos tanto dos times quanto dos patrocinadores.
Viu só quantas ações um clube pode realizar para conquistar uma base global de fãs? E não se esqueça de marcar presença nos oito países mencionados (França, Alemanha, Inglaterra, Itália, Reino Unido, Brasil, China e EUA).
Quais delas o seu time de coração já está fazendo e quais ainda pode aprofundar?
Até a próxima!
Reginaldo Diniz é cofundador e CEO da agência End to End e escreve mensalmente na Máquina do Esporte