Quem disse que não tem Copa do Mundo neste mês?

Como disse a própria Fifa, julho será um verdadeiro festival de futebol feminino pelo mundo

Que a Copa do Mundo do Catar acontecerá somente no final do ano, acho que todos nós já sabemos. Mas este não é o único evento de futebol de alto nível que ocorre neste ano. Será que estamos a par dos torneios do mundo do futebol que teremos no meio de 2022?

Agora em julho começam simultaneamente cinco torneios de nível continental, valendo vagas para a próxima Copa do Mundo. E aí, talvez, você esteja se perguntando: de que Copa ela está comentando, já que as seleções já estão classificadas para o Mundial no Catar, com calendário definido e tudo, né? Bom, a Copa a que me refiro é a Copa do Mundo Feminina Austrália 2023, e os cinco torneios de nível continental são todos estes abaixo:

Divulgação / Fifa

Como diz a imagem publicada pela Fifa, será, literalmente, um festival de futebol feminino pelo mundo todo, em que algumas das maiores craques da bola entrarão em campo, disputando uma vaga para a Austrália.

E o melhor dessa notícia é que a maioria delas estará disputando em melhores condições do que já estiveram na última edição de cada um destes campeonatos. Assim como recentemente vimos que a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) igualou o pagamento de prêmios e direitos de imagem das suas jogadoras em relação aos jogadores, outros acordos similares também foram realizados por outras dez federações distribuídas pelo mundo todo: Noruega, Austrália, Dinamarca, Nova Zelândia, Finlândia, Irlanda, Brasil, Inglaterra, Holanda e EUA.

Essa onda de “equal pay” vem sendo uma decisão estratégica das federações, que vai muito em linha com o planejamento de desenvolvimento do futebol feminino estabelecido pela Fifa em 2018, com o objetivo de alcançar o número de 60 milhões de mulheres jogando futebol oficialmente em 2026. Vamos combinar que é um grande incentivo às novas gerações, certo? 

Outro ponto a destacar do planejamento da Fifa seria o objetivo de valorizar o produto comercialmente. Já podemos enxergar como isso vem se desdobrando nos torneios continentais. Veja abaixo quais marcas estarão presentes em cada um deles:

Copa das Nações Africanas Femininas terá cinco patrocínios
Torneio da Concacaf contará com três patrocínios
Euro Feminina terá maior número de patrocinadores da história
Copa América Feminina terá três patrocínios

Assim como as marcas, acho que vale destacar também que todos estes torneios serão transmitidos. Destaco especialmente a Copa América em TV aberta pelo SBT e a Euro Feminina pela ESPN (TV fechada) e Star+ (streaming)

Agora é só ficar de olho na tabela abaixo e se organizar para assistir aos jogos do nosso Brasil:

Tabela oficial da Copa América Feminina 2022 - Divulgação / Conmebol

Sabemos que ainda há muito a caminhar no que se refere à igualdade de gênero no futebol, mas, como gosto de comemorar cada conquista, fiz questão de dividir com vocês os calendários, os patrocinadores, onde podemos assistir e também que as condições financeiras já estão melhores do que antes.

Mônica Esperidião Hasenclever é especialista em gestão e marketing esportivo, cofundadora da WES e escreve mensalmente na Máquina do Esporte, sempre com o propósito de promover a visibilidade da mulher e a inclusão da diversidade em todos os âmbitos e áreas de esporte