O sonho e o objetivo de muitos profissionais e estudantes do setor esportivo é trabalhar em uma Olimpíada ou Copa do Mundo. Afinal, são os maiores eventos esportivos do planeta. Infelizmente, no entanto, não há vagas para todos. Por isso, é importante se preparar bem e buscar mais experiências.
E nada melhor para iniciar a caminhada rumo a esse objetivo do que o ano que antecede uma Olimpíada, quando acontecem os principais eventos eliminatórios e preparatórios.
Vou sugerir seis dicas que podem ajudar bastante nessa caminhada.
Dica 1: Veja se você terá a disponibilidade de ficar dias ou meses fora de casa para participar da operação ou gestão de competições e eventos, principalmente os internacionais. Nem sempre os torneios ou campeonatos duram um final de semana. Alguns eventos começam sua preparação meses antes.
Analisar bem essa primeira opção ajuda muito a seguir nas restantes.
Dica 2: Analise o calendário de eventos. Veja os principais eventos nacionais e internacionais em que você pode buscar uma vaga.
Dica 3: Começar como voluntário é um ótimo caminho para conseguir uma futura vaga ou ganhar a confiança de profissionais mais experientes. A maioria dos principais eventos tem sites ou apps com links de vagas ou programas de voluntariado, e vale lembrar que em 2023 teremos o Pan-Americano do Chile, uma realidade mais próxima.
Dica 4: Crie metas possíveis. Estude suas possibilidades financeiras para participar desses eventos, principalmente como voluntário. Nada de loucuras financeiras que darão mais dores de cabeça do que resultados. Melhor se preparar para três bons eventos, do que estar em dez passando sufoco.
Dica 5: Tenha inglês fluente. Sem o principal idioma mundial, torna-se muito difícil conseguir uma vaga de trabalho ou voluntário nos principais eventos internacionais. Caso não esteja sentindo segurança no seu inglês, matricule-se urgentemente em um curso de curta duração, principalmente de conversação.
Dica 6: Faça bons relacionamentos profissionais. Participe de congressos esportivos, feiras e palestras com personalidades do setor. Sua presença pode ajudar a ser lembrado. Além disso, a grande maioria dos profissionais do setor está nas redes sociais, principalmente aquelas redes mais voltadas ao mercado profissional.
Agora, cuidado!
Seu objetivo tem que ser se aproximar, não incomodar.
Seguindo essas seis dicas, você já pode se imaginar em Paris 2024? Essa resposta dependerá exclusivamente de você. O quanto sua força de vontade lhe ajudará a alcançar esse objetivo?
Gosto sempre de tocar nesse assunto, de participar de megaeventos, porque não há algo mais satisfatório para nós, que fazemos parte desse setor, do que ver o sorriso no rosto e ouvir histórias daqueles que têm sua primeira oportunidade.
É como se pudéssemos voltar no tempo e sentir aquela satisfação de conquista novamente.
Kleber Borges é presidente da Associação Latino-Americana dos Gestores de Instalações Desportivas (Alagid) e escreve mensalmente na Máquina do Esporte