A temporada 2023 ainda não terminou, mas o Flamengo teve diversos momentos de decepções, acumulando campanhas abaixo do esperado em todas as competições. Porém, com a contratação de Tite para ser o treinador, a expectativa é de um time bem melhor em 2024, principalmente no desempenho, com a promessa de voltar a conquistar títulos.
Com a temporada ruim, Tite antecipou a sua chegada ao Flamengo com a missão de garantir a vaga na fase de grupos da Libertadores, porém, ainda sonha até mesmo com o título do Brasileirão, situação que salvaria a temporada e colocaria uma improvável conquista na galeria do clube e comandante.
Mesmo com essa hipotética situação, a diretoria já começa a trabalhar pensando em 2024, e as mudanças no clube podem movimentar as casas de apostas com bônus e os campeonatos no próximo ano.
Quem pode chegar?
De olho em reforços, o Flamengo pode voltar a negociar com Nicolas De La Cruz, jogador do River Plate. Na última janela, a negociação do atleta quase deu certo, e adiaram a conversa para janeiro.
Outro atleta que pode conversar é Marcos Leonardo, a pedido de Tite. Porém, o jovem santista está em alta e recebe assédio da Europa, então uma transferência para outro clube brasileiro é improvável no momento.
Outros nomes que agradam são Danilo, Bruno Mendéz e Léo Ortiz. O primeiro está na Juventus e conviveu com Tite na Seleção Brasileira. Ele até tem chances de um dia jogar no Mengão, mas no momento não deve acontecer, já que está em alta na Itália.
Já o zagueiro uruguaio, Bruno Mendéz, tem chances. Companheiro de Arrascaeta na Seleção Uruguaia, assim como De La Cruz, ele fica livre ao final da temporada e pode acertar com o clube carioca.
Já o zagueiro Léo Ortiz, do Bragantino, também conhece Tite da Seleção Brasileira. Zagueiro promissor, é um dos melhores nomes para a posição e a diretoria flamenguista aposta na boa relação com a do Massa Bruta para negociar.
Renovações e retornos
Após a definição do Brasileiro de 2024, o Flamengo planeja tomar decisões importantes sobre renovações e retornos. Rodrigo Caio tem contrato encerrando em dezembro e tinha a saída como certa, mas ganha minutos com Tite no Brasileirão e pode receber uma proposta de renovação.
Outro caso é o do lateral Filipe Luís, que cogita a aposentadoria, mas também pode estender o seu vínculo por mais tempo com a chegada de Tite. Porém, dois nomes que a diretoria tem total interesse tem o futuro incerto.
O primeiro é Everton Ribeiro. O jogador quer renovar, mas os valores e tempo de contrato ainda não estão alinhados com a diretoria rubro-negra. O pedido salarial é na casa de R$ 1,2 milhão.
Já Bruno Henrique desperta o interesse de outros clubes, como o Palmeiras, que ofereceu um contrato bem atrativo, com luvas e salários bem elevados, além de um bom tempo de contrato.
Já os possíveis retornos, temos Matheus Gonçalves, emprestado ao Bragantino. Com 18 anos, deve ser integrado ao elenco. Por outro lado, o goleiro Hugo Souza, emprestado ao Chaves, de Portugal, ainda não sabe se retorna. Os portugueses têm o direito de compra fixado em € 1,2 milhão.