Um dos principais veículos de comunicação esportiva do mundo, a ESPN terá uma casa de apostas para chamar de sua. A emissora do Grupo Disney fechou uma parceria com a Penn Entertainment para renomear e relançar a Barstool Sportsbook, que passará a ser chamada de ESPN Bet. A mudança deve ocorrer ainda no outono norte-americano, ou seja, na primavera brasileira, que terá início em meados de setembro.
O lançamento ocorrerá nos 16 estados norte-americanos em que as apostas são consideradas legais e que a Penn possui uma licença para atuar. O acordo garantirá à empresa o direito exclusivo de uso da marca ESPN Bet nos EUA por um período inicial de dez anos, que poderá ser estendido por mais dez.
Como parte do contrato, a Penn pagará US$ 1,5 bilhão à ESPN em dez anos. Além disso, o acordo também concede à emissora cerca de US$ 500 milhões para comprar algo em torno de 31,8 milhões de ações ordinárias da Penn que serão adquiridas no mesmo período.
Por fim, a ESPN terá a opção de designar um observador do conselho sem direito a voto para o conselho da Penn ou, após três anos do acordo, designar um membro do conselho sujeito a satisfazer as aprovações regulatórias de jogos e um limite mínimo de propriedade.
“Nosso foco principal é sempre atender aos fãs de esportes, e sabemos que eles desejam conteúdo de apostas e a capacidade de fazer apostas com menos atrito nos nossos produtos. A estratégia aqui é simples: dar aos fãs o que eles pedem e esperam da ESPN. A Penn Entertainment é a parceira perfeita para criar uma experiência de usuário incomparável para apostas esportivas com a ESPN Bet”, afirmou Jimmy Pitaro, presidente da ESPN.
“Este acordo com a ESPN e a colaboração na ESPN Bet nos permitem dar mais um passo à frente como líderes do setor. Juntos, podemos utilizar os pontos fortes uns dos outros para criar o tipo de experiência que os apostadores existentes e novos esperam de ambas as empresas, e mal podemos esperar para começar”, disse Jay Snowden, executivo-chefe e presidente da Penn Entertainment.
Vale lembrar que a ESPN já havia realizado parcerias com empresas como Caesars e DraftKings para o segmento de apostas, mas a criação da ESPN Bet se torna a maior incursão da gigante da comunicação mundial no setor.
O acordo faz com que a ESPN, que no passado se manteve refratária ao mercado de apostas, encontre uma solução para aumentar as receitas da companhia. A empresa tem tido aumento de gastos na aquisição de direitos, além de sofrer com perdas pesadas na área de streaming.