O uso considerado indevido da marca de uma grande corretora do mercado financeiro trouxe dores de cabeça para a Suprema Bet Ltda., empresa que possui outorga junto à Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), do Ministério da Fazenda, é dona dos sites Supremabet, Maximabet e Ultrabet, que adotou esse nome em julho deste ano.
Antes disso, a Ultrabet estava registrada junto aos órgãos governamentais com outra denominação, a de XPBet, termo que imediatamente remete ao nome da XP Investimentos, uma das maiores corretoras do país.
A situação desagradou a empresa de investimentos, que acionou a Justiça alegando uso indevido de sua marca.
Levantamento feito pelo Aposta Legal mostra que o uso do nome XP, aliado a uma estratégia agressiva de marketing com a participação da atual apresentadora e atriz da Globo Lívia Andrade, ajudou a impulsionar a plataforma no primeiro semestre deste ano, sobretudo por conta do retorno que a expressão oferecia nas buscas feitas pelos usuários no Google.
De abril a junho deste ano, a XPBet acumulou mais de 29 milhões de visitantes em seu site. Esse jogo virou, porém, a partir de uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que proibiu a casa de apostas de usar o nome XP.
O argumento usado pela corretora é de que ela não possuía qualquer relação com a casa de apostas, de modo que o uso da marca poderia induzir o público a erro.
Já a XPBet disse acreditar que não violou direitos de marca e ainda argumentou que o termo “XP” não possuía registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).
Ainda assim, ela acabou sendo derrotada na disputa jurídica e precisou requerer à SPA a mudança em seu registro, pedido que foi aceito em 15 de julho deste ano.
Desde então, segundo o monitoramento do Aposta Legal, o total de acessos à plataforma registrou queda de 44,6%, considerando-se o período de julho a setembro.
Nesses três meses, o número de visitantes da Ultrabet foi de 16,2 milhões, uma perda de 13 milhões de acessos.
Um fato que chama a atenção é que, hoje, quem acessa as contas de Livia Andrade nas redes sociais já não mais se depara com conteúdos relacionados à XPBet ou à Ultrabet. A busca do Google até apresenta alguns resultados de posts de Instagram ou vídeos de YouTube.

Porém, quando o usuário clica no link, é informado de que o conteúdo não está mais disponível.

Outra curiosidade é que no Instagram ainda existe um perfil denominado XPBet, no qual a postagem mais antiga data de novembro do ano passado.

O conteúdo mais recente publicado na página, que tem 58,6 mil seguidores, é de 41 semanas atrás.
O link de acesso disponível na bio do perfil da XPBet direciona os usuários para o atual site da Ultrabet, que conta também com uma página própria no Instagram, com 75,3 mil seguidores.