Estudo da World Athletics destaca crescimento do atletismo brasileiro nas redes sociais

Alison dos Santos, o Piu, é um dos principais nomes da atual geração do atletismo nacional - Jonne Roriz / COB

A World Athletics, entidade que comanda o atletismo mundial, divulgou um estudo intitulado “Painel de Mídia Social do Atletismo Mundial”, que foi encaminhado para todas as federações que são membras do órgão. O levantamento mostrou um grau elevado de engajamento no Instagram e no YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em relação às outras federações espalhadas pelo mundo.

O monitoramento foi realizado entre abril e novembro de 2022. As federações foram divididas em grupos, com base no número de atletas no Campeonato Mundial de Atletismo de Doha, em 2019, com o Brasil ficando no Grupo B, dos países que tiveram entre 10 e 49 atletas na competição.

O documento apontou crescimentos significativos no Instagram e no YouTube da CBAt. O crescimento médio mensal do Brasil no Instagram é de 2.112, contra 86 da média das confederações de todo o mundo e 231 da média das federações que têm o mesmo tamanho da CBAt. O gráfico da World Athletics também revelou crescimento no número médio de engajamentos mensais do Instagram (considerando curtidas, comentários e compartilhamentos) de 40.193 no Brasil, 9.452 nas federações do mundo e 20.325 nas do mesmo tamanho.

Outro destaque foi o número médio de visualizações mensais de vídeos no Brasil, que chegou a 93.524, contra 6.559 das federações do mundo e 19.054 das federações do mesmo tamanho da brasileira.

De acordo com a CBAt, os números do YouTube ainda cresceram muito com a criação do canal TV Atletismo Brasil no YouTube da entidade, a partir de março deste ano. De 1º de abril a 21 de maio, cerca de 50 dias, as transmissões ao vivo na TV Atletismo Brasil tiveram 237 mil visualizações, enquanto os vídeos chegaram a 65,5 mil e os vídeos curtos (shorts) a 5,8 mil. Além disso, foram registradas 3,1 milhões de impressões (quantidade de vezes que os vídeos são expostos para os internautas).

“Os resultados foram surpreendentes. Nós sabíamos que estávamos indo na direção correta, mas comparando com as outras confederações do mundo nosso resultado foi espetacular”, celebrou Cesar Sbrighi, gerente de comunicação e marketing da CBAt.

“A visibilidade da TV Atletismo Brasil foi 14 vezes o valor da média mundial. Mesmo comparada com o YouTube das confederações do nosso tamanho, a visibilidade é 5 vezes maior. Além disso, nosso engajamento nesta plataforma é 60 vezes maior do que a média mundial. Isso tem um valor estratégico muito grande para nós, porque precisamos alavancar nossa penetração nas mídias sociais para gerar mais visibilidade para a modalidade”, completou o executivo.

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