O Grupo Fictor, empresa com atuação na indústria alimentícia, infraestrutura e serviços financeiros, fechou contrato de patrocínio com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) até março de 2029. Nesse período, a empresa irá aportar R$ 21 milhões à entidade, o que representa cerca de R$ 6 milhões por ano.
“Por que o atletismo? A gente enxerga como um esporte importante para formação de pessoas e a base para outras modalidades. É sinônimo de tradição e de futuro”, define Andrea Niccoli, diretora de marketing e comunicação da Fictor.
No contrato com a Fictor há uma cláusula que prevê a ativação da empresa nas áreas de alimentos e infraestrutura, excluindo-se o setor financeiro para não se chocar com a Caixa Econômica Federal (CEF), patrocinadora máster da confederação.
Além da CBAt, a Fictor também é patrocinadora do Palmeiras, com exposição nas costas da camisa dos times masculino e feminino. A empresa também é patrocinadora máster das equipes de base do clube, além de outras propriedades e ativações. Com o Verdão, a Fictor investe R$ 30 milhões por temporada. O acordo atual é válido por três anos, prorrogável por mais quatro.
“Acho que, em algum momento, os trabalhos [patrocínio à CBAt e Palmeiras] vão ser semelhantes. Tivemos pouca oportunidade de discutir [o assunto]. Quando começamos a conversa com o Palmeiras, a nossa intenção principal era investir na base”, destaca Rafael Góis, presidente do Grupo Fictor.

Base
A parceria com a CBAt também prevê o financiamento de projetos sociais para a formação de atletas.
“Tem dois grandes pilares nesse contrato. Um que é os centrinhos e a iniciação. Vamos trabalhar nos projetos que já temos nos nossos 60 Centros de Formação [do Atletismo, os CFAs], onde atendemos crianças a partir dos 6 anos”, contou Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt, à Máquina do Esporte.
Segundo o dirigente, esse projeto já é financiado pela Caixa e agora terá mais recursos para ser desenvolvido. O contrato de financiamento aos CAFs é renovado ano a ano. Para 2026, já foi aberto o edital, que conta com 93 inscritos. Desses, 60 serão contemplados. Atualmente há CFAs em 20 unidades federativas do país.
O investimento da Fictor também irá viabilizar uma melhor preparação para a equipe brasileira sub-20, que irá fazer campings no exterior, visando a preparação para o Campeonato Mundial da categoria, em Eugene, de 5 a 9 de agosto de 2026.
“A ideia é ter uma base mais robusta, com mais experiência para chegar bem nesse Campeonato Mundial e isso vai ser uma constância”, afirma Campos.
Corrida de rua
Outro pilar desenvolvido em parceria com o novo patrocinador será a realização do Campeonato Brasileiro de Corrida de Rua, que terá seis etapas, sendo cinco em cada região do Brasil (Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste), além de uma final, provavelmente em São Paulo.
A Fictor terá os naming rights da competição e diversas propriedades e ativações ao longo do ano com o circuito.
“Na grande final vamos definir a delegação que irá ao Campeonato Mundial [de Corrida de Rua] de Copenhague, no ano que vem”, conta o presidente da CBAt, referindo-se à competição marcada para 19 e 20 de setembro de 2026.
Cada etapa terá a disputa de três distâncias (milha, 5.000 m e meia-maratona), as mesas disputadas no Mundial da categoria. Além dos atletas de elite, o evento irá abrir inscrições para o público em geral, que terá como atração ganhar medalha de participação de uma competição oficial da CBAt.
“É uma forma não só de fomentar o atletismo de rua, mas também de oportunizar que corredores amadores disputem com os nossos melhores atletas de elite do momento. Será uma grande festa”, diz o dirigente.
