Após mais de dez anos, o Brasil voltará a ser sede de uma etapa do Fiba 3×3 Challenger, um dos principais torneios internacionais da modalidade, que é olímpica desde Tóquio 2020. A competição será realizada de 12 a 14 de setembro, em Brasília (DF).
“O retorno de um Challenger é a consolidação de um trabalho estruturado de desenvolvimento do 3×3, tanto no alto rendimento quanto na base, e reafirma o Brasil como protagonista no cenário internacional”, afirmou Maurício Santos, CEO da MCS, agência de marketing que adquiriu os direitos da competição no país pelos próximos três anos.
O Fiba 3×3 Challenger de Brasília será classificatório para o Fiba 3×3 World Tour, que será disputado em Shenzhen, na China, e reunirá as principais equipes do planeta.
Seletivas
Paralelamente ao evento internacional, acontece no país o circuito Road to Challenger Brasília, organizado pela MCS e pela Confederação Brasileira de Basquete (CBB), que define quais equipes brasileiras participarão da competição internacional. O formato envolve quatro etapas com pontuação acumulativa.
As duas primeiras etapas já foram disputadas em Belo Horizonte (MG) (3 e 4 de maio) e Londrina (PR) (24 e 25 de maio). As duas restantes serão em Araguari (MG) (18 a 20 de julho) e São Paulo (SP) (26 e 27 de julho), esta última com pontuação dobrada e que ficará restrita às 12 melhores equipes do ranking nacional.
Ao final das quatro etapas, as três melhores equipes garantirão vaga no Challenger. O primeiro colocado avançará direto para a chave principal, enquanto o segundo e o terceiro entrarão no qualifying draw (fase qualificatória).
“O torneio soma pontos importantes para o ranking de federações da Fiba [Federação Internacional de Basquete], impactando diretamente os objetivos do Brasil no ciclo olímpico e na consolidação do basquete 3×3 como uma das potências esportivas das Américas”, destacou Marcelo Souza, presidente da CBB.