A Centauro lançou, nesta quinta-feira (15), o movimento “Além do Jogo”. Em parceria com o Payback, plataforma de fomento ao basquete e à cultura de rua no Brasil, a ideia é usar a força de marca da varejista esportiva para potencializar as iniciativas da jovem empresa carioca.
A presença da Centauro no projeto promoverá a revitalização de quadras, além de eventos e ações especiais com criadores de conteúdo no Rio de Janeiro, com o objetivo de empoderar agentes transformadores, valorizar a cultura e fomentar a modalidade. A iniciativa ainda conta com os apoios de Nike e Coral Tintas.
De acordo com a Centauro, além de impulsionar o esporte, a proposta de somar forças ainda engloba a valorização de todos os ativos envolvidos na cultura do basquete, como entretenimento, arte, conteúdos e responsabilidade social. Com a varejista por trás, o Payback poderá proporcionar movimentos em diferentes regiões do Rio de Janeiro, com a participação de atletas, artistas e influenciadores da cena urbana para promover a modalidade, a moda, a música, a arte e todo o lifestyle dessa comunidade.
Até novembro, será revitalizada a quadra da Escola Municipal Santos Anjos, berço de um dos principais projetos socioesportivos da capital fluminense, o Basquete Cruzada, e a quadra do Payback, na Cobal do Leblon. Nesses locais, serão realizados eventos para a comunidade, com clínicas de basquete, palestras, jogos festivos e presenças de DJs e MCs, entre outras ações que fazem parte da cultura da modalidade.
“Para a campanha ‘Além do Jogo’, queremos movimentar a cena, dar luz a agentes que fazem a cultura da bola laranja respirar, e ativar espaços urbanos. É um movimento de melhoria em prol da comunidade e de quem faz acontecer não só a modalidade do basquete, mas também as artes plásticas, o breaking, a música e todos os tipos de expressão que essa cultura traz”, afirmou Daniel Lorio, fundador do Payback.
“Nos unirmos a iniciativas como essa, levando bem-estar, lazer e tudo o que o esporte pode proporcionar, contribuindo para transformar vidas, individual e coletivamente, e impactando o âmbito social é um dos nossos propósitos. Revitalizar quadras de basquete em diferentes comunidades e incentivar meninos, meninas, jovens e adultos a vivenciarem as oportunidades por meio do esporte é o maior objetivo nesse projeto”, destacou Gustavo Milo, diretor de marketing da Centauro.
Vale ressaltar que o Payback já possui um movimento chamado “Paraíso do Basquete”, em que seleciona quadras de projetos socioesportivos degradadas e as transforma em uma “explosão de cores” no cimento. Além da revitalização, o movimento tem o propósito de contar as histórias, por meio de conteúdos personalizados, que existem por trás das quadras e empoderar a comunidade local que utiliza o espaço no seu dia a dia.
Para cada quadra, um artista da cena urbana é escolhido para idealizar a nova identidade do local, tudo sob a direção do curador, diretor artístico e artista multidisciplinar do Payback, Antonio Ton, que também fará a curadoria das quadras do “Além do Jogo”.