A Federação Paulista de Basquete (FPB) completará 100 anos de história no próximo dia 29 de abril. Para comemorar o centenário, a entidade apresentou, nesta sexta-feira (26), uma nova logomarca, mais moderna e atual, que, de acordo com a entidade, vai ao encontro do trabalho desenvolvido no basquete paulista.
“Completaremos 100 anos de fundação em abril e nada mais impactante do que revitalizarmos a nossa logomarca, mais atualizada e renovada, para começar a contar esse novo capítulo da história da federação. Fico muito feliz em fazer parte disso, durante esses oito anos de mandato, de estar à frente da maior Federação do Brasil, ao lado dos meus diretores, os melhores profissionais, os melhores atletas, os melhores dirigentes. O todo é o diferencial da formação e do desenvolvimento do basquetebol paulista”, destacou Enyo Correia, presidente da FPB.
Na linha do tempo da história da FPB, esta é a quarta logomarca da entidade. Apesar da federação ter sido fundada em 1924, a primeira logomarca foi criada apenas em 1929, ainda como Federação Paulista de Bola ao Cesto, nas cores preta e branca. Treze anos mais tarde, em 1942, com a mudança do nome para Federação Paulista de Basquete, uma nova marca foi instituída. A logomarca ganhou as cores amarela, preta e vermelha, e durou por 58 anos. Em 2000, foi feita uma nova atualização, que se manteve por 23 anos.
“É motivo de muito orgulho para a gente ter a responsabilidade de renovar a marca de uma das principais instituições de basquete do país. O processo foi bem interessante. A marca foi criada a partir de muitas trocas positivas com a FPB, e estamos muito satisfeitos com o resultado final”, afirmou Pedro Bombonatti, sócio-diretor da agência Old, responsável pela criação da nova identidade visual.