Com uma cobertura multiplataforma, a temporada 2022/2023 da NBA, principal competição de basquete do mundo, começará nesta terça-feira (18) com o duelo Philadelphia 76ers x Boston Celtics, às 20h30 (horário de Brasília). Depois, às 23h, será a vez de Golden State Warriors x Los Angeles Lakers, partida que colocará Stephen Curry e LeBron James frente a frente para fechar a rodada dupla de abertura.
Com relação à transmissão dos jogos no Brasil, a temporada da NBA contará com algumas novidades, tanto daqueles que já exibiam o torneio quanto das empresas e plataformas de mídia que adquiriram os direitos desta edição.
TV aberta
Assim como na temporada passada, a Band será a única emissora de TV aberta que transmitirá a NBA. Vale mencionar que o contrato entre o canal televisivo e a liga norte-americana de basquete se encerra nesta edição.
Além disso, nesta temporada da NBA, a Band terá o direito de exibir com exclusividade na TV aberta a decisão da Conferência Leste e também as Finais da competição.
TV fechada
Diferentemente da TV aberta, que terá apenas uma emissora exibindo os jogos, na categoria de canais por assinatura três empresas de mídia transmitirão a NBA. ESPN, TNT Sports e Sportv serão as responsáveis por levar o melhor basquete do mundo às casas dos telespectadores brasileiros.
Com relação à ESPN, a empresa transmitirá mais de 120 partidas da temporada regular, tanto no seu canal televisivo quanto no Star+, plataforma de streaming do Grupo Disney, sempre às quartas e sextas-feiras. A estreia será nesta quarta-feira (19), com New York Knicks x Memphis Grizzlies, às 20h30 (horário de Brasília) e Dallas Mavericks x Phoenix Suns, às 23h.
LEIA MAIS: ESPN e Star+ prometem megacobertura da temporada 2022/2023 da NBA
Já a TNT Sports ampliará sua cobertura do evento em comparação com o ano passado, quando exibiu o torneio por meio de seu perfil no YouTube, e levará a NBA também para seu canal fechado. Ao todo, serão exibidas 36 partidas, com a primeira sendo Phoenix Suns x Los Angeles Clippers, no dia 23 de outubro, às 23h (horário de Brasília).
Sobre a cobertura do Sportv, o contrato do Grupo Globo com a NBA terminou na última temporada e, para poder exibir o campeonato, o canal esportivo transmitirá por meio de um acordo com a Budweiser, emissora oficial da competição no Brasil.
Mídias digitais
Além da televisão, a NBA também será transmitida no YouTube pela TNT Sports, que manteve o formato para esta temporada, e pelo canal da Budweiser na plataforma. Já no Facebook, a CNN exibirá a competição, conforme noticiou a Máquina do Esporte em primeira mão. Na Twitch, o responsável pela transmissão do torneio segue sendo o streamer Gaules.
Streaming
Além do Star+, outro streaming que adquiriu os direitos de transmissão do torneio no Brasil foi o Amazon Prime Video, que exibirá 111 jogos da edição 2022/2023 da NBA, sendo 87 da temporada regular e 24 dos Playoffs. As primeiras partidas que o serviço mostrará serão Philadelphia 76ers x Boston Celtics e Golden State Warriors x Los Angeles Lakers, já nesta terça-feira (18).
Por fim, os torcedores e fãs da competição também poderão acompanhar o torneio por intermédio do NBA League Pass, plataforma própria da NBA que transmitirá todos os jogos da temporada.
*Estagiário da Máquina do Esporte, sob supervisão de Wagner Giannella