Na disputa entre as siglas pela hegemonia do basquete masculino brasileiro, um dos lados resolveu mover suas peças e demonstrar força. No final da semana passada, a Liga Nacional de Basquete (LNB) anunciou a relação oficial dos times que disputarão a temporada 2023/2024 do Novo Basquete Brasil (NBB).
A 16ª edição da competição nacional da liga, que recentemente perdeu a chancela da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), contará com número recorde de clubes. Serão 19 no total, quantidade que supera a temporada 2012/2013, que reuniu 18 times.
Além das 16 equipes que estiveram na última edição da competição (Bauru Basket, Brasília Basquete, Caxias do Sul, Coop São José Basketball, Cerrado Basquete, Corinthians, Flamengo, Fortaleza Basquete Cearense, Minas Tênis Clube, Pato Basquete, Paulistano, Pinheiros, Sesi Franca, São Paulo, União Corinthians e Unifacisa), o NBB contará com as participações de Botafogo, Mogi Basquete e R10 Score Vasco.
O Rio Claro, que disputou a última temporada do NBB, optou por licenciar-se da competição, sob o argumento de que pretende remodelar seu projeto esportivo.
“Teremos um campeonato espetacular, o maior da história, com 19 equipes. Os clubes que formam a Liga Nacional de Basquete vão proporcionar jogos de alta qualidade aos seus torcedores, além de muita visibilidade a seus parceiros comerciais”, afirmou Rodrigo Franco Montoro, presidente da LNB.
CBB
Enquanto isso, a CBB e sua parceira Dream Factory prosseguem com os preparativos do Campeonato Brasileiro Masculino de Basquete da entidade. A Máquina do Esporte entrou em contato com a agência e obteve a informação de que nesta semana, provavelmente a partir desta terça-feira (15), será realizado o chamamento arbitral para equipes que tiverem interesse em participar da competição.
Jued Andari, que comanda o segmento de esportes da Dream Factory, confirmou que sete clubes comprometeram-se verbalmente a aderir ao novo torneio da CBB. A expectativa, segundo ele, é chegar a 12 participantes. De qualquer modo, o executivo optou por uma postura cautelosa e evitou adiantar nomes, antes que os contratos sejam de fato assinados.
Em relação a eventuais patrocinadores, ele afirmou que quatro marcas já sinalizaram interesse em se tornarem parceiras do campeonato, estando dispostas, inclusive, a assumir os namings rights do torneio.
Quanto aos direitos de transmissão, Andari disse que existem conversas em andamento com duas emissoras de TV aberta, dois canais por assinatura e três plataformas de streaming, que poderiam vir a exibir a competição da CBB. O executivo acredita que a situação estará toda definida dentro de 15 dias.
Estratégia
O contrato dos 19 clubes com o NBB não prevê nenhuma cláusula de exclusividade. Isso significa que, em tese, uma equipe poderia participar de mais de um campeonato nacional ao mesmo tempo.
Hoje, a competição da LNB conta com times ligados a alguns dos clubes de futebol (principal esporte de massa do país) mais populares do Brasil, casos de Flamengo, Corinthians, São Paulo e Vasco. Ao mesmo tempo, possui representantes em cidades onde o basquete é uma modalidade tradicional e muito enraizada, como Franca (SP), Bauru (SP) e Brasília (DF), por exemplo.
A ausência de uma cláusula de exclusividade é a brecha que a CBB pretende utilizar para atrair equipes fortes, que hoje estão no NBB. A ideia é usar a chancela oficial como chamariz para os clubes.
Como o campeonato brasileiro da confederação garantirá vaga em torneios internacionais, a expectativa é de que isso ajude a trazer clubes maiores e que desejem disputar essas competições.
Calendário
Com a possibilidade (ainda não materializada) de algumas equipes estarem em mais de um campeonato, não está claro se o calendário do torneio da CBB será formatado de modo a não haver conflitos com datas do NBB.
Embora o regulamento geral e as tabelas das partidas da competição da LNB ainda não tenham sido divulgados (o que deve ocorrer ainda neste mês), já está definido que o início do NBB 16 será em 21 de outubro.
A fase regular será formada por turno e returno, com todos os times enfrentando-se em partidas de ida e volta. No total, 16 clubes se classificarão para os playoffs. As oitavas de final serão em séries de três partidas. Das quartas em diante, a disputa será em até cinco jogos por etapa. A final do NBB está prevista para ocorrer em junho do ano que vem.
Até o momento, sabe-se que o NBB 16 contará com os patrocínios de Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e Jamef, além dos apoios de NBA, IMG Arena e Genius Sports.
Saiba mais sobre a polêmica
A disputa entre CBB e LNB estourou no ano passado, devido à indicação da Liga Sorocabana, vice-campeã do Campeonato Brasileiro Adulto 2022 (equivalente, então, à segunda divisão nacional), como um dos representantes do país na Liga Sul-Americana de Basquete.
A vaga deveria ser do São José, recém-promovido para o NBB, mas a equipe paulista acabou desistindo de participar da competição continental por questões financeiras. No entendimento da LNB, quem deveria ficar com a vaga era o Paulistano, sétimo colocado na temporada 2021/2022 do NBB.
A indicação do time de Sorocaba (SP), sem vínculo com o NBB e que acabou eliminado na primeira fase do torneio internacional, contrariou o Termo de Cooperação assinado pelas duas entidades há 14 anos.
Com o fim da chancela da CBB sacramentado em 30 de junho deste ano, o NBB perdeu o status de competição nacional oficial, fato que deixa seus clubes sem acesso a competições internacionais da Federação Internacional de Basquete (Fiba), como a Champions League das Américas e o Mundial de Clubes.