Vasco retomará time de basquete com meta de voltar ao NBB na temporada 2023/2024

O Vasco anunciou, em um comunicado publicado no site oficial do clube, o início de um projeto que tem como objetivo a volta de sua equipe de basquete profissional à elite da modalidade, o Novo Basquete Brasil (NBB), na temporada 2023/2024. A equipe carioca permanece associada à Liga Nacional de Basquete (LNB), mas não disputa o NBB desde a temporada 2019/2020.

De acordo com o clube, Pedro Ortega foi escolhido como novo diretor de basquete após uma bem-sucedida gestão no Fut7 (3º colocado no Campeonato Brasileiro) e no Futsal (Campeão) em 2022. Ele atuará nos campos de relacionamento institucional e com investidores, além de trabalhar com o ex-jogador Gegê Chaia (campeão do NBB por Flamengo e Bauru Basket, e ainda com passagens por Corinthians, Pato Basquete, 123 Minas e Tijuca Tênis Clube), que será responsável pela gestão técnica da divisão de basquete do time cruz-maltino.

Ortega, inclusive, também se tornou o responsável pelo primeiro patrocínio da equipe, fechado com a Ortega Tips, empresa especializada em análise esportiva em que ele mesmo figura como CEO. A assinatura da parceria teve a presença do vice-presidente de esportes olímpicos e paralímpicos Marcel Kaskus, e do gerente executivo de esportes olímpicos e paralímpicos Carlos Magno Barros, além de Gegê Chaia.

Em fase de implantação, o planejamento do basquete vascaíno será divulgado em janeiro. No entanto, já foram anunciadas duas grandes ações, como o retorno da base do basquete cruz-maltino e a certeza da disputa da Liga Nacional de Desenvolvimento (LDB), que contará com jovens promessas nacionais da categoria Sub-19.

Vale lembrar que o departamento de basquete foi criado no clube de São Januário em 1920. Desde então, o Vasco coleciona duas Ligas Sul-Americanas, dois Sul-Americanos de Clubes Campeões, dois Campeonatos Brasileiros (pré-NBB) e 16 Campeonatos Cariocas. Depois de vencer a Liga Ouro em 2016, o time cruz-maltino disputou as temporadas de 2016/2017, 2017/2018 e 2018/2019 do NBB.

A equipe do Rio de Janeiro ainda tem no currículo o fato de ter sido a primeira do país a enfrentar um time da NBA, o San Antonio Spurs, no McDonald’s Championship, em 1999.

Sair da versão mobile