O L’Étape Brasil by Tour de France anunciou que terá três provas em 2023. O evento, que é chancelado pelo Tour de France, maior prova de ciclismo do mundo, continuará com o patrocínio e os naming rights do banco Santander e projeta um crescimento ainda maior da modalidade no ano que vem.
Para 2023, a organização espera eventos com um maior número de participantes, novas parcerias e mais atrações para os apaixonados por ciclismo. As provas estão marcadas para Cunha (SP), entre 24 e 26 de março; Rio de Janeiro (RJ), entre 23 e 25 de junho; e Campos do Jordão (SP), entre 22 e 24 de setembro.
A ideia é que, somados, os eventos alcancem 7,5 mil ciclistas inscritos, o que seria um aumento de cerca de 2 mil atletas em relação aos atletas que participaram dos dois eventos de 2022 (Rio de Janeiro e Campos do Jordão).
“2023 será um ano economicamente desafiador, mas temos muita segurança no sucesso, sempre escorados em nossos fiéis patrocinadores que já decidiram continuar apoiando nosso projeto. Teremos no cardápio a volta da prova de Cunha, que foi um grande sucesso de 2015 a 2017”, destacou Bruno Prada, medalhista olímpico na vela em Pequim 2008 (prata) e Londres 2012 (bronze), e atual organizador do evento.
Vale destacar ainda que a prova virtual do L’Étape Brasil Santander, em Campos do Jordão, que estreou na edição de 2022 foi considerada um sucesso. Pela primeira vez no mundo, competições real e virtual aconteceram com largada e percurso simultâneos.
O evento em realidade virtual pela plataforma Rouvy permitiu a participação de qualquer lugar do mundo de mais de 2 mil atletas, que percorreram somente o percurso curto do L’Étape Brasil disponível na plataforma, sem precisar sair de casa. Além desse, outros três percursos estão disponíveis on-line: o trecho do Rei e Rainha da Montanha que sobe a Serra Velha, a subida ao Pico do Itapeva, e o percurso completo de 104 km.
A prova teve transmissão no YouTube, contou com mais de 20 mil espectadores e já está planejada para acontecer novamente em 2023.
“O ano do L’Étape 2022 foi de grandes inovações e realizações, com duas etapas consolidadas em Campos do Jordão e no Rio de Janeiro. Também lançamos o L’Étape virtual que foi um grande sucesso, com 7 mil usuários fazendo nossos percursos. Além disso, continuaremos com os nossos trabalhos sociais, como o realizado em Campos do Jordão com a restauração da pista de pump track”, resumiu Bruno Prada.