A confusão que precedeu a final da Copa América 2024, entre Argentina e Colômbia, está longe de acabar. Torcedores moveram processos contra a Conmebol e as empresas responsáveis pela operação do Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), palco da decisão, por não conseguirem entrar no estádio mesmo com ingressos em mãos.
Há pouco mais de uma semana, a final da competição continental ficou marcada pelo atraso de 1 hora e 22 minutos por conta da tentativa de invasão por parte de torcedores sem ingressos. Funcionários do estádio bloquearam as entradas para impedir o acesso. Porém, quando a situação se tornou mais perigosa, com pessoas correndo o risco de serem esmagadas contra os portões, a entrada voltou a ser permitida.
Assim que a capacidade total do Hard Rock Stadium, apto para receber mais de 65 mil pessoas, foi alcançada, os funcionários voltaram a impedir a entrada. Por conta disso, torcedores com ingresso acabaram ficando do lado de fora.
As empresas processadas são a Conmebol e a South Florida Stadium LLC, no Tribunal do 11º Circuito Judicial do Condado de Miami-Dade, nos Estados Unidos. Cada ação solicita indenizações que superam os US$ 100 mil.
Uma das queixas afirma que a “entrada ilegal de indivíduos na arena foi uma consequência previsível da falha do réu em implementar medidas adequadas de controle de multidão, protocolos de segurança e processos de verificação de ingressos”.
Posicionamentos
Na última segunda-feira (15), a Conmebol publicou um comunicado oficial lamentando os problemas ocorridos antes da final da Copa América 2024 e responsabilizando os funcionários do Hard Rock Stadium pela confusão.
A entidade afirmou que “ficou sujeita às decisões tomadas pelas autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança” e que os organizadores “não levaram em consideração” suas recomendações feitas para eventos dessa magnitude.
O estádio, por sua vez, respondeu dizendo ter usado o dobro de seguranças do que costuma utilizar nos jogos do Miami Dolphins, equipe da NFL que utiliza o Hard Rock Stadium, excedendo até mesmo as recomendações feitas pela Conmebol.
“As agências se reuniram regularmente, incluindo briefings diários de segurança durante todo o mês do torneio. O Hard Rock Stadium implementou, e em muitos casos superou, as recomendações de segurança da Conmebol durante todo o torneio e na final”, afirmou o estádio, em nota oficial.
“Entendemos que há portadores de ingressos decepcionados que não conseguiram entrar no estádio depois que o perímetro foi fechado, e trabalharemos em parceria com a Conmebol para resolver essas questões individuais”, destacou o Hard Rock Stadium, em um outro comunicado.