O ano era o “longínquo” 2021. O mundo atravessava o auge da pandemia de Covid-19, época em que a produção e o consumo de conteúdos digitais explodiram no Brasil e no mundo. Em março daquele ano, um vídeo despretensioso postado no TikTok por um jovem morador da cidade baiana de Quinjique alcançou a marca surpreendente de 30 milhões de visualizações. Começava, ali, uma das mais meteóricas carreiras da (curta) história dos influenciadores das redes sociais.
Se você já leu até aqui, nem necessita de informações adicionais para saber de quem falamos. Nem precisamos informar, por exemplo, que seus bordões como “Receba!” e “Obrigado, meu Deus!” tornaram-se mania nacional, sendo reproduzidos por pessoas de todas as idades.
Luva de Pedreiro tornou-se um dos grandes (senão o maior) influencer esportivo brasileiro, com uma trajetória que contou inclusive com mudança de empresário, em meio a trocas de acusações. Com o jovem ostentando parcerias com marcas globais como a Adidas às vésperas de uma Copa do Mundo, a expectativa era de que ele se convertesse em uma das grandes estrelas deste Mundial fora dos gramados.
Antes de a competição começar, a participação do influenciador parecia ser promissora. Além de ter estrelado a campanha do McDonald’s para o Mundial ao lado do técnico Tite, ele ainda participou de um vídeo com o treinador, postado em 8 de novembro, em que o jovem aparecia sendo o primeiro convocado do Brasil para a Copa.
Não viajou ao Catar
Mas, ao contrário do que se imaginava, Luva acabou ficando à margem das grandes ações da Copa do Mundo. Até o momento, por exemplo, ele sequer foi levado ao país-sede da competição para produzir conteúdo.
Esse fato gerou até questionamentos de seguidores nas redes sociais, mas Luva informou que irá ao Catar para acompanhar o mata-mata da Copa. A informação foi confirmada pela Adidas, patrocinadora do influencer. Ele deve viajar para o Mundial nos próximos dias, ocasião em que terá a chance de retomar os holofotes, que hoje andam voltados a outros personagens, que vão desde atletas como Vinícius Júnior e Richarlison até figuras que atuam fora de campo, como Galvão Bueno e Casimiro.
País focado na seleção brasileira
O que contribui para essa espécie de sumiço do influenciador é o fato de as atenções dos brasileiros estarem excessivamente voltadas à seleção brasileira. Isso fica evidente, por exemplo, quando se analisam as audiências dos jogos do Brasil, que costumam atingir mais do que o dobro de pontos em comparação aos das outras seleções.
Vale lembrar que o time brasileiro é patrocinado pela Nike, enquanto Luva é parceiro de uma das principais concorrentes da marca.
Das empresas que têm contrato com a seleção, duas realizaram ações recentes com o influenciador. Uma delas é a TCL, que colocou Luva para fazer embaixadinhas com sua logomarca em um vídeo postado nas redes sociais. A outra é o Free Fire, com um filme intitulado “Respeita Minha História”.
Os dois posts são da semana passada, quando o influenciador também lançou um conteúdo voltado para a Adidas, em que ele aparece fazendo jogadas e trajando camisas de seleções patrocinadas pela marca, como Argentina e Alemanha, destacando ainda as chuteiras inspiradas na bola Al Rihla.
Nesta semana, as redes do influencer trazem novos conteúdos, sendo que um deles é para a TNT Sports, com foco na Copa do Mundo. Um detalhe curioso é que, desta vez, apesar de usar uma camisa do Brasil, o influenciador tomou o cuidado de escolher um modelo que não conta com a logomarca da Nike, concorrente de sua principal patrocinadora.
LaLiga
Mas, se na Copa do Mundo Luva de Pedreiro ainda não explorou todo seu potencial de produção midiática, isso não significa que ele não esteja desenvolvendo projetos ousados. Nesta quarta-feira (30), por exemplo, Iran Ferreira protagonizará um desafio no TikTok com ídolos do futebol espanhol, em uma ação promovida pela LaLiga.
O vídeo de divulgação contou com a participação do ex-goleiro Iker Casillas, que fez história no Real Madrid. Sinal de que, aparentemente, o mercado ainda nutre grandes expectativas em relação ao jovem influenciador.
O ano era o “longínquo” 2021. O mundo atravessava o auge da pandemia de Covid-19, época em que a produção e o consumo de conteúdos digitais explodiram no Brasil e no mundo. Em março daquele ano, um vídeo despretensioso postado no TikTok por um jovem morador da cidade baiana de Quinjique alcançou a marca surpreendente de 30 milhões de visualizações. Começava, ali, uma das mais meteóricas carreiras da (curta) história dos influenciadores das redes sociais.
Se você já leu até aqui, nem necessita de informações adicionais para saber de quem falamos. Nem precisamos informar, por exemplo, que seus bordões como “Receba!” e “Obrigado, meu Deus!” tornaram-se mania nacional, sendo reproduzidos por pessoas de todas as idades.
Luva de Pedreiro tornou-se um dos grandes (senão o maior) influencer esportivo brasileiro, com uma trajetória que contou inclusive com mudança de empresário, em meio a trocas de acusações. Com o jovem ostentando parcerias com marcas globais como a Adidas às vésperas de uma Copa do Mundo, a expectativa era de que ele se convertesse em uma das grandes estrelas deste Mundial fora dos gramados.
Antes de a competição começar, a participação do influenciador parecia ser promissora. Além de ter estrelado a campanha do McDonald’s para o Mundial ao lado do técnico Tite, ele ainda participou de um vídeo com o treinador, postado em 8 de novembro, em que o jovem aparecia sendo o primeiro convocado do Brasil para a Copa.
Não viajou ao Catar
Mas, ao contrário do que se imaginava, Luva acabou ficando à margem das grandes ações da Copa do Mundo. Até o momento, por exemplo, ele sequer foi levado ao país-sede da competição para produzir conteúdo.
Esse fato gerou até questionamentos de seguidores nas redes sociais, mas Luva informou que irá ao Catar para acompanhar o mata-mata da Copa. A informação foi confirmada pela Adidas, patrocinadora do influencer. Ele deve viajar para o Mundial nos próximos dias, ocasião em que terá a chance de retomar os holofotes, que hoje andam voltados a outros personagens, que vão desde atletas como Vinícius Júnior e Richarlison até figuras que atuam fora de campo, como Galvão Bueno e Casimiro.
País focado na seleção brasileira
O que contribui para essa espécie de sumiço do influenciador é o fato de as atenções dos brasileiros estarem excessivamente voltadas à seleção brasileira. Isso fica evidente, por exemplo, quando se analisam as audiências dos jogos do Brasil, que costumam atingir mais do que o dobro de pontos em comparação aos das outras seleções.
Vale lembrar que o time brasileiro é patrocinado pela Nike, enquanto Luva é parceiro de uma das principais concorrentes da marca.
Das empresas que têm contrato com a seleção, duas realizaram ações recentes com o influenciador. Uma delas é a TCL, que colocou Luva para fazer embaixadinhas com sua logomarca em um vídeo postado nas redes sociais. A outra é o Free Fire, com um filme intitulado “Respeita Minha História”.
Os dois posts são da semana passada, quando o influenciador também lançou um conteúdo voltado para a Adidas, em que ele aparece fazendo jogadas e trajando camisas de seleções patrocinadas pela marca, como Argentina e Alemanha, destacando ainda as chuteiras inspiradas na bola Al Rihla.
Nesta semana, as redes do influencer trazem novos conteúdos, sendo que um deles é para a TNT Sports, com foco na Copa do Mundo. Um detalhe curioso é que, desta vez, apesar de usar uma camisa do Brasil, o influenciador tomou o cuidado de escolher um modelo que não conta com a logomarca da Nike, concorrente de sua principal patrocinadora.
LaLiga
Mas, se na Copa do Mundo Luva de Pedreiro ainda não explorou todo seu potencial de produção midiática, isso não significa que ele não esteja desenvolvendo projetos ousados. Nesta quarta-feira (30), por exemplo, Iran Ferreira protagonizará um desafio no TikTok com ídolos do futebol espanhol, em uma ação promovida pela LaLiga.
O vídeo de divulgação contou com a participação do ex-goleiro Iker Casillas, que fez história no Real Madrid. Sinal de que, aparentemente, o mercado ainda nutre grandes expectativas em relação ao jovem influenciador.