Nestes tempos em que a polêmica dita as relações humanas e os debates nas redes sociais, é muito raro encontrar unanimidades no Brasil, inclusive no futebol. Uma das últimas delas responde pelo apelido de Cafu. Ao herdar do tetracampeão Jorginho a lateral-direita da seleção brasileira após a Copa de 1994, o atleta revelado pelo São Paulo tornou-se um nome incontestável em qualquer convocação.
Último capitão a levantar uma Copa do Mundo com a camisa verde e amarela em 2002, Cafu vem colecionando neste ano, mesmo afastado há um bom tempo dos gramados, diversos contratos de publicidade com foco no Mundial deste ano, que será realizado no Catar, a partir do próximo dia 20.
Ainda que hoje já não desfrute dos mesmos holofotes que os atletas da ativa (especialmente os que fazem parte da lista de convocados pelo técnico Tite), Cafu tem algo que vai além. No caso, a aura de vencedor, proporcionada pela cena que ficou eternizada na memória afetiva dos brasileiros, quando o capitão do penta levantou a taça para o alto, em meio à chuva de papéis prateados, em Yokohama, no Japão.
As marcas sabem do poder que isso tem e vêm apostando firme na imagem de Cafu nos últimos meses. O ex-lateral tem estrelado campanhas para empresas das mais diversas áreas, inclusive algumas que nem mesmo têm atuação direta no universo esportivo.
Nesta semana, por exemplo, ele foi escalado pelo e-commerce de vinho Evino para anunciar as promoções do chamado Mês Black, em alusão à Black Friday, que será no próximo dia 25, ou seja, coincidirá com o Mundial.
“Pela primeira vez na história, essa data tão importante para o comércio disputa atenção com um evento também apreciado mundialmente, a Copa do Mundo. Por isso, a Evino trouxe ninguém menos que o campeão Cafu, para sempre capitão do pentacampeonato, um dos jogadores brasileiros com maior número de partidas disputadas em Copas”, informou a empresa em um comunicado enviado à imprensa.
A empresa anunciou que dará R$ 5 milhões em cashback aos clientes até 15 de dezembro, além de oferecer descontos que podem chegar a 70% em algumas marcas de vinho.
Lavando a zica
Pode não parecer, mas em 2022 a conquista do penta completou 20 anos. Cafu, que já havia participado do tetra em 1994, podia até não ser o nome mais badalado em um elenco que contava com astros como Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho. Mas, seja como for, a imagem de último capitão a levantar a Copa do Mundo acabou por prevalecer em um imaginário popular carente de conquistas.
Tanto que o sabão em pó Omo resolveu apelar para essa sanha do torcedor brasileiro pela vitória, em uma campanha publicitária que foi ao ar nesta terça-feira (8). Cafu é o protagonista do vídeo publicado no TikTok, em que parece fazendo um ritual de lavagem da camisa da seleção, que se inicia com sal grosso e incenso, e é finalizado com o produto da marca. A ideia é afastar a “zica” e as más vibrações que possam atrapalhar o desempenho do Brasil na competição.
Embaixador
Quem acessa as redes sociais de Cafu, especialmente o Twitter, se deparará com diversas orientações para os torcedores a respeito do cartão Hayya, que será necessário para turistas que desejarem ir ao Catar durante a Copa do Mundo, além de outras informações sobre a competição.
O ex-jogador é um dos embaixadores globais do evento. E suas parcerias publicitárias envolvendo a competição não param por aí. Nesta terça-feira (8), ele foi escolhido para ser uma das estrelas da campanha da Adidas para a Copa, ao lado de personalidades como Adriano, Pedro, Formiga, Cristiane, Luva de Pedreiro, Jade Picon, Carol Voltan, Negrete, Luana Maluf e Lucaneta. O vídeo divulgado nas redes sociais exalta o jeito brasileiro de torcer.
Cafu também é embaixador da UPL e da Toshiba e protagonizou a campanha publicitária das lojas Havan para este Mundial. O ex-jogador também foi o escolhido para apresentar a taça da competição e lançou um teaser de sua biografia oficial no Catar. De quebra, ainda foi a estrela do lançamento do álbum oficial da Copa deste ano, realizado pela Panini, no Allianz Parque, em São Paulo (SP).
Por fim, uma das parcerias publicitárias mais recentes do ex-capitão foi feita com a administradora de consórcios Embracon, que será uma das patrocinadoras da Copa do Mundo 2022 nos canais Sportv. O vídeo da campanha “Sempre o Melhor Lance”, com Cafu, estreou no último dia 23 de setembro, durante a transmissão do amistoso entre Brasil e Gana.