O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu adiar a realização dos Jogos Olímpicos de e-Sports, que seriam disputados em 2025 na Arábia Saudita. A princípio, o país asiático sediaria a edição inaugural do evento em novembro, mas, por conta do prazo apertado e do ritmo lento dos preparativos, entrou em consenso com o comitê de que o adiamento seria a melhor solução. As informações são do site especializado SportBusiness.
De acordo com a publicação, as federações internacionais serão informadas nos próximos meses se os primeiros Jogos Olímpicos de e-Sports serão realizados em 2026 ou 2027. Até o momento, nenhum anúncio oficial sobre a decisão foi feito pelo COI ou pelos organizadores sauditas locais.
Histórico
O COI divulgou, em julho do ano passado, que havia assinado um acordo com o Comitê Olímpico e Paralímpico da Arábia Saudita para que o país recebesse “regularmente” os Jogos de e-Sports. No entanto, além do prazo considerado curto e da falta de rapidez nos preparativos, o fato de que os títulos dos jogos e a programação não foram definidos, e a falta de informações sobre a cidade-sede específica, locais e datas exatos das partidas e os métodos de qualificação também pesaram na decisão.
Vale lembrar que o calendário dos e-Sports é definido com alguns anos de antecedência para que os atletas possam programar suas agendas. Segundo o SportBusiness, diversos jogadores não teriam conseguido ou não quiseram adaptar suas agendas para se adequarem ao COI.
“O planejamento para os primeiros Jogos Olímpicos de e-Sports está em andamento. Conforme anunciado desde o início, um novo modelo organizacional precisava ser criado. É diferente do modelo organizacional dos Jogos Olímpicos. Um comitê conjunto do COI e do Comitê Olímpico e Paralímpico Saudita foi criado e se reuniu. Houve grande união nesta reunião”, afirmou um porta-voz do COI ao site especializado.
“Tão crítico quanto o planejamento dos Jogos Olímpicos de e-Sports é o desenvolvimento do caminho para o evento, que precisará gerar conscientização, promoção e engajamento. As discussões no comitê conjunto ainda estão em andamento com o objetivo de tornar os Jogos Olímpicos de e-Sports inaugurais um evento marcante tanto no mundo dos e-Sports quanto no Movimento Olímpico”, acrescentou.
Segundo o SportBusiness, com os Jogos Olímpicos de Inverno e os Jogos Olímpicos da Juventude de Verão já marcados para o ano que vem, o ano de 2027 parece a meta mais provável para a estreia dos Jogos Olímpicos de e-Sports.
Processo
Quando for realizado, o evento dará continuidade à Olympic Virtual Series, lançada em 2021 em colaboração com a Confederação Mundial de Beisebol e Softbol, a União Ciclística Internacional (UCI), a World Rowing (Remo), a World Sailing (Vela) e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A edição inaugural da série atraiu um público único de apenas 240 mil pessoas em todo o mundo.
No verão de 2023, o COI realizou a primeira Olympic Esports Series, uma competição esportiva virtual e simulada global que terminou em Singapura. Esta série foi criada pelo COI em colaboração com federações e editoras internacionais, com nove esportes sendo apresentados: arco e flecha, beisebol, xadrez, ciclismo, dança, automobilismo, vela, taekwondo e tênis.
Por fim, no mês passado, o COI fez uma contratação importante para o projeto dos Jogos Olímpicos de e-Sports, nomeando Zeynep Gencaga Dechelotte como seu primeiro diretor associado de esportes eletrônicos. O profissional, que já trabalhou para os desenvolvedores de videogames Riot Games e Ubisoft, além de ter sido membro da primeira Comissão de e-Sports do COI, terá a tarefa de supervisionar a revisão e o planejamento da competição com parceiros internos e externos.