No apagar das luzes do mês de fevereiro, a empresa varejista Ikesaki, especializada em perfumes e cosméticos, fechou um acordo de patrocínio à GoDolt Hummer, equipe de e-Sports que é relativamente nova e vem em ascensão no cenário competitivo nacional. O anúncio foi também uma forma de estabelecer conexão e apoiar a streamer da Hummer, Thata Gamer.
Nascida em Santos, Thamires Coninck, a Thata, tem 31 anos. É formada em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Com 41 mil inscritos na Twitch e 10 mil seguidores no Instagram, a jovem faz parte de um seleto grupo de criadores de conteúdo de Fifa Football, o EA Creator Network. A convite da própria Electronic Arts (EA), participou de eventos como o Women’s Football Summit Fifa 23, em Londres (Inglaterra), voltado à inserção das mulheres no cenário feminino de Fifa.
Os números, ainda que considerados como métricas de nicho, justificam a aproximação da empresa de cosméticos com a streamer.
“Ela representa as mulheres em um segmento ainda bastante masculino. Estamos muito felizes em tê-la conosco”, explicou Edilaine Godoi, head de marketing da Ikesaki.
Se a ação é focada na representatividade, a estratégia não fica para trás. A ideia é realizar ações com gamers mulheres, firmando parcerias e dando voz ao empoderamento feminino por meio da beleza.
Isso porque a Ikesaki enxerga o setor como um dos mais promissores do mercado. Isso porque o cenário de games e esportes eletrônicos, avaliado em US$ 163,1 bilhões, é responsável por mais da metade do valor de mercado do entretenimento mundial, segundo dados da TechNET Immersive. Já no Brasil, segundo a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC Brasil, a receita total de videogames e esportes eletrônicos deve chegar a US$ 2,8 bilhões em 2026.
Criadora afirma que cenário é “minúsculo”, mas deve crescer
Em entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, Thata Gamer destacou a importância da aproximação de marcas como a Ikesaki do cenário dos e-Sports, especialmente para criadoras mulheres.
“O cenário [como o] do Fifa precisa desse tipo de incentivo. Poucas empresas investem para melhorar e fazer as coisas crescerem como em outras modalidades. A Ikesaki está fazendo isso, apoiando o Fifa, apoiando as mulheres em um nicho predominantemente masculino”, disse a streamer.
Ainda que venha se preparando para disputar uma vaga para o Mundial de Londres, Thata se identifica mais como produtora de conteúdo e streamer do que como pro-player, já que tem como principal objetivo difundir a cultura para mais mulheres conhecerem e competirem no jogo.
“Sendo sincera, hoje a competição de Fifa feminino é minúscula. Só vamos conseguir aumentar o público feminino competitivamente no Fifa com mais oportunidades e divulgação”, ponderou.
Entretanto, Thata relatou um aumento significativo de novas jogadoras nos últimos dois anos. Com o interesse e a entrada de marcas como a Ikesaki como parceiras de equipes e competidores(as) em ascensão, como a GoDolt Hummer, a tendência é de que esse gráfico continue subindo.