A Fifa anunciou, nesta quinta-feira (10), um acordo de e-Sports com a produtora de jogos de videogame Konami. A partir da parceria, a entidade terá duas edições de sua Copa do Mundo de futebol virtual disputada no eFootball, franquia produzida pela empresa japonesa.
A Fifae World Cup terá eventos classificatórios ao redor do mundo a partir desta quinta-feira (10). As competições serão realizadas em consoles, como Playstation e Xbox, e no mobile, para celulares. Cada uma terá um campeão mundial.
“Na Konami, continuamos a enfrentar desafios no desenvolvimento de simulação de futebol e e-Sports. Estamos satisfeitos em poder contribuir para a promoção do eFootball em uma nova dimensão por meio desta colaboração com a Fifa”, disse Koji Kobayashi, diretor-executivo sênior da Konami.
No primeiro ano da colaboração, 18 países estarão representados na Copa do Mundo de Futebol Virtual da Fifa. Serão elas: Argentina, Brasil, Costa Rica, Inglaterra, França, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, Marrocos, Holanda, Polônia, Portugal, Arábia Saudita, Espanha, Tailândia e Turquia.
“Esta colaboração se alinha perfeitamente com nossa missão de promover o futebol globalmente e fornecer uma plataforma para os jogadores mostrarem suas habilidades. Nós realmente acreditamos em um ecossistema inclusivo que permite que diferentes comunidades façam parte das competições da Fifa”, comentou Romy Gai, diretor de negócios da Fifa.
Nova era
O anúncio marca o início de uma nova era da Fifa no mundo dos videogames. A entidade máxima do futebol mundial encerrou, em 2022, uma parceria com a EA Sports, que produziu a franquia Fifa por 29 anos.
A partir de julho de 2023, a principal série de futebol virtual passou a se chamar EA FC, e a Fifa ficou distante do universo dos e-Sports.
Em maio deste ano, surgiram rumores de que a entidade teria fechado um acordo com a 2K, produtora responsável pelas principais séries da NBA (NBA 2K), do tênis (Top Spin 2K) e da WWE (WWE 2K). Até o momento, porém, um novo jogo não foi anunciado.
Neste cenário, com o amplo domínio do EA FC entre os simuladores de futebol, o eFootball é o jogo que mais se aproxima do rival neste mercado. Além da série da Konami, a Fifa também conta com os jogos Rocket League e Football Manager em seu ecossistema de e-Sports.