A Sadia é a nova patrocinadora do principal campeonato de League of Legends (LOL) da América do Sul, a LTA Sul (antigo CBLOL), realizado pela Riot Games, que também é a desenvolvedora e publicadora do jogo. A marca é a primeira da categoria de alimentos congelados a entrar no universo gamer, onde pretende promover o relançamento da linha Hot Pocket de hambúrgueres prontos e apresentar a linha Hot Bowls, de refeições individuais prontas.
A iniciativa faz parte de uma estratégia maior da Sadia de se aproximar da Geração Z por meio de fandoms, nome dado às comunidades de fãs que compartilham interesses, valores e uma paixão por uma pessoa, obra ou atividade. É por meio dessa estratégia que a marca vem fechando acordos de patrocínio no universo esportivo (NBA e Rebeca Andrade) e também fora dele (caso do festival de música Lollapalooza).
“Os fandoms impulsionam tendências, geram identificação e movimentam a economia de diversos mercados, com impacto direto na cultura e nos hábitos de consumo atuais. São compostos principalmente pela Geração Z, público que a Sadia considera como seus consumidores do futuro, e por isso a marca deseja construir um vínculo emocional com fãs de diversas plataformas, como música, com o Lollapalooza Brasil, esportes com NBA Brasil e, a partir de agora, games com a Liga das Américas de League of Legends”, destacou Luciana Bülau, gerente-executiva de marketing da Sadia.
“Com a linha Hot Pocket, que é prática, e como o insight de game não tem pausa, a marca oferece lanches prontos em menos de dois minutos, podendo ser preparados entre uma partida e outra. Essa é mais uma frente que fortalece o nosso posicionamento como marca parceira do dia a dia dos brasileiros”, acrescentou.
Dentro do universo gamer, a Sadia escolheu se conectar com a comunidade de League of Legends por conta dos mais de 180 milhões de jogadores mensais que acessam o jogo globalmente, além dos milhares de fãs e torcedores que acompanham os e-Sports de LOL por intermédio das transmissões ao vivo e tambén presencialmente nos eventos.
Com o tempo, a ideia é proporcionar ativações contendo experiências inéditas para esse público, como novas receitas e sabores inéditos da linha Hot Pocket, além de embalagens temáticas como patrocinadora da LTA Sul, que serão colecionáveis e de edição limitada.
Por fim, a Sadia também quer aproveitar o fato de que, atualmente, o universo de League of Legends se expandiu para outras mídias, como música, séries de TV e até moda.
“A Sadia tem um pilar em comum com a Riot Games, que é a inovação. Ambas as marcas buscam proporcionar momentos únicos por meio do entretenimento, envolvendo seus fãs e consumidores com diversão e emoção no dia a dia, fazendo parte da rotina da nova geração”, afirmou Luciana Bülau.
Mercado potencial para alimentos congelados
De acordo com um estudo da Newzoo, o Brasil é a maior potência de games da América Latina, com mais de 100 milhões de gamers. Na hora da alimentação, os jogadores levam em consideração a praticidade: 67% consomem produtos prontos e/ou congelados, segundo a Geekpower23.
Em relação aos hábitos, 22,7% dos gamers brasileiros costumam comer enquanto jogam, dando preferência às refeições mais práticas, como snacks salgados e congelados, de acordo com uma pesquisa do Kerry Group.
Campanha
Para a estreia no universo gamer, a Sadia lançou uma campanha nas redes sociais com o mote “Sadia é Play no sabor e Ban na sua fome”, além de participar pela primeira vez da “Live Experience” na rodada de estreia da LTA SUL, que aconteceu na Riot Games Arena São Paulo, no último sábado (5), com presença de marca e conteúdos exclusivos para as redes sociais.
“A presença de marcas líderes de seus mercados no universo dos games reforça o potencial da indústria de jogos de trazer oportunidades de conexão com uma audiência apaixonada e engajada, como é a comunidade de League of Legends. Estamos bem animados em estar ao lado da Sadia na trajetória da marca neste universo, com a estreia sendo na principal competição de LOL e-Sports da nossa região, a LTA Sul. Temos certeza de que a parceria levará aos fãs do LOL ainda mais experiências inovadoras”, ressaltou Diego Martinez, diretor-geral da Riot Games Brasil.
Vale lembrar que, na LTA, a Sadia se junta a um grupo de patrocinadores que também inclui Heineken 0.0, KitKat, Nescafé Dolce Gusto e Pringles.