A Vivo lançou, nesta sexta-feira (19), a campanha “Não mexe com as princesas”, com o intuito de ajudar a combater o assédio às mulheres nos jogos on-line. A proposta surge como uma resposta ao problema, que é cada vez maior e atinge mais da metade do público feminino globalmente.
Com a ação, a marca dá continuidade às iniciativas já realizadas no passado, em que mistura os e-Sports e a luta pela equidade de gênero, com uma nova discussão sobre o tema. Desta vez, a Vivo resgatou imagens de princesas clássicas dos contos de fadas para disponibilizar ferramentas de proteção para as mulheres gamers.
“Acreditamos que novos tempos pedem novas discussões e, quando vemos o dado alarmante de que 77% das mulheres gamers já sofreram algum tipo de abuso enquanto jogavam, entendemos que é preciso usar nossa força enquanto marca de tecnologia para ajudar a mudar essa realidade”, disse Marina Daineze, diretora de marca da Vivo.
Criada pela Africa Creative, a ação traz uma série de iniciativas, incluindo o lançamento de uma música original e filtros de webcam inteligentes.
A letra da canção traz a perspectiva das próprias princesas recontando suas histórias pelo ângulo da resistência a esse tipo de violência. Já os filtros permitem que as gamers transformem sua aparência em avatares de princesas durante as partidas e transmissões ao vivo, com o objetivo de proteger suas identidades e privacidades.
A Vivo ainda levará a ação para mapas especiais dentro de dois jogos importantes no cenário, Roblox e Fortnite, em que a música do projeto estará inserida no contexto das partidas. Para ampliar o alcance da conversa, a marca também enviará moletons com a frase do movimento “Não mexe com as princesas” estampada para as jogadoras divulgarem o apoio à causa.
“Com este movimento, não só queremos destacar a injustiça do assédio on-line, mas também equipar as mulheres gamers com as ferramentas necessárias para se protegerem e se expressarem livremente”, afirmou Mariana Sá, codiretora de comunicação da Africa Creative.
Histórico
A Vivo investe nos e-Sports desde 2014, com patrocínios a eventos, como CCXP e BGS, e equipes profissionais, como Vivo Keyd e SPQR Brasil Team.
Desde 2017, a marca também investe na produção de conteúdo para esse público. Entre as principais iniciativas nesse sentido estão o projeto “#MyGameMyName, que mostrou situações de assédio e opressão que gamers mulheres vivem durante partidas on-line.
A marca produziu também a websérie Game Changers, que abordou diversos aspectos do cenário brasileiro de jogos eletrônicos, e criou a campanha #eQuality, que busca conscientizar as pessoas sobre a diferença salarial entre homens e mulheres.
Recentemente, a marca ainda reinaugurou sua “gaming house” para que os colaboradores tenham um espaço totalmente equipado e possam usufruir do universo gamer dentro da empresa.