O final de ano marca o início do projeto para a geração de receitas dentro do projeto de organização dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro. A cerca de um ano e meio para o evento, o Co-Rio (Comitê Organizador dos Jogos) colocou em ação neste mês de dezembro o projeto de licenciamento do Pan.
Em entrevista por e-mail à Máquina do Esporte, Celso Schvartzer, responsável pelo planejamento das atividades aos espectadores do Pan, falou sobre o projeto de licenciamento estabelecido pela Olympo, agência de marketing esportivo que cuida da área de negócios do evento.
Schvartzer afirma que a expectativa é de que a venda de artigos com a marca Rio 2007 atingirá a casa dos R$ 300 milhões, dos quais R$ 10 milhões deverão acabar com o Co-Rio. Para que esses números sejam atingidos, o executivo contará com a ajuda do governo no combate à pirataria e, também, com uma ampla estratégia de divulgação dos Jogos, principalmente a partir do ano que vem.
Leia a seguir a entrevista com Celso Schvartzer:
Máquina do Esporte: O licenciamento de artigos de clubes de futebol e atletas é algo que envolve a paixão do consumidor. De que forma será possível atingir o coração das pessoas para que elas se sintam com vontade de adquirir o produto com a marca Rio-07?
Celso Schvartzer: Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 serão o maior evento esportivo das Américas, mobilizando o Brasil inteiro durante o mês de julho de 2007 e nos meses que antecedem o evento. Gradativamente, o brasileiro vai se envolver emocionalmente com o evento, através de campanhas de comunicação, através de ações presenciais, dos eventos preparatórios e de uma série de atividades programadas para as datas importantes. Por exemplo: 500 dias para os Jogos, um ano para os Jogos e assim sucessivamente. Com esse envolvimento, e com uma ação planejada de licenciamento, a nossa expectativa é que as vendas ocorram como conseqüência do interesse do brasileiro em guardar uma lembrança desse evento.
ME: Qual a estratégia de divulgação que está planejada para a venda dos artigos?
CS: A estratégia de comunicação contempla ações desenvolvidas pelo Co-Rio e pelos licenciados. Cada produto que for lançado vai cumprir uma agenda própria de comunicação, discutida e aprovada pelo Co-Rio, e que vai se somar aos esforços de comunicação desenvolvidos pelo Comitê Organizador dos Jogos.
ME: Quantos produtos estão previstos para serem licenciados com a marca do Pan?
CS: Temos uma extensa lista de produtos, liderada por vestuário e acessórios, brinquedos, materiais de papelaria, bolsas e malas, produtos de cama, mesa e banho, relógios, materiais esportivos, entre muitos outros. Apenas para comparação. O Comitê Organizador de Atenas declara ter colocado no mercado mais de 4.000 itens no varejo.
ME: Qual a previsão de arrecadação com a venda de artigos licenciados?
CS: O valor estimado de receita de royalties é de aproximadamente R$ 10 milhões líquidos, o que significa uma movimentação no varejo de cerca de R$ 250 a 300 milhões em vendas de produtos licenciados com a marca Rio 2007.
ME: Como será feito o trabalho para evitar a pirataria de produtos?
CS: Estamos conversando em conjunto com os três níveis governamentais e com entidades da sociedade civil para desenvolver uma estratégia de combate à pirataria e ao comércio ilegal de produtos com as marcas Rio 2007. Além disso, identificaremos os produtos oficiais licenciados Rio 2007 com etiquetas de segurança que serão facilmente percebidas pelo comprador e, ao mesmo tempo, de difícil reprodução por empresas que pensem em piratear produtos.
ME: Durante quanto tempo será feita a venda de artigos licenciados?
CS: Os produtos licenciados começarão a ser colocados no mercado em dezembro de 2005, e permanecerão até o final dos Jogos Parapan-Americanos. Naturalmente, nesse período, diversos produtos serão lançados e retirados de linha, numa renovação típica do mercado.
ME: Os atletas olímpicos serão usados nas campanhas para a venda dos artigos?
CS: As campanhas de divulgação dos produtos licenciados ainda não foram desenvolvidas, nem pelo Co-Rio, nem pelos licenciados.
ME: Qual a importância que o mascote do Pan vai ter para o sucesso na venda dos produtos licenciados?
CS: O mascote dos Jogos representa uma parcela importante do composto de marcas dos Jogos juntamente com a marca Rio 2007, os pictogramas das modalidades esportivas, e o visual dos Jogos “look of the games”. Eles são uma importante estratégia para os públicos mais jovens. No desenvolvimento do mascote, foram consumidas muitas horas em pesquisa, para chegar a um resultado que agrade aos públicos-alvos.
ME: O fato de o mascote ser um sol não vai torná-lo um pouco “impessoal” do ponto de vista do consumidor?
CS: Infelizmente não podemos dar detalhes do Sol, mas essa possibilidade foi considerada no desenvolvimento do mascote, e a solução apresentada afasta completamente esse risco.
ME: O Co-Rio pretende vender muitos produtos também fora do Rio de Janeiro? Sra mais difícil vender os produtos em outros estados?
CS: O planejamento do licenciamento das marcas dos Jogos levou em consideração o fato de que, apesar de acontecer no Rio de Janeiro, os Jogos Pan-americanos são um evento do Brasil. Assim, apesar de termos planejado uma linha de produtos exclusiva para aqueles que forem aos eventos, e que será comercializada apenas nas arenas e lojas de produtos pan-americanos, teremos também produtos que serão comercializados em todo o Brasil. Pelo histórico de envolvimento dos brasileiros com o esporte, e pela paixão que os Jogos despertarão em todos, acreditamos que as vendas acontecerão em todos os estados do país.
ME: De que forma é feito o licenciamento dos artigos? As empresas pagam um valor fixo para ter o direito de produzir o artigo e ainda paga os royalties pela venda?
CS: O contrato de licenciamento para os Jogos Rio 2007 prevê a remuneração através de royalties, com uma garantia mínima calculada para cada segmento de produtos.