John Heiss

No início deste ano, a Herbalife, empresa norte-americana de nutrição, trouxe para o Brasil uma nova linha de produtos: a Herbalife24 Hours. A novidade promete ter todos os nutrientes necessários para os atletas, antes, durante e após a prática de atividade física.

“Levamos de seis a oito meses para criá-la”, relembra John Heiss, ciclista profissional e diretor mundial de marketing de produtos de fitness e esportes da Herbalife, em entrevista à Máquina do Esporte.

A companhia multinacional vê no esporte o encaixe perfeito para seu conceito de vida saudável. Portanto, investe mundialmente neste segmento. No Brasil, seu quarto maior mercado no mundo, por exemplo, patrocina o Botafogo e a atleta dos saltos ornamentais Juliana Velloso.

O executivo ainda comentou sobre as parcerias nutricionais com times e esportistas. “Para nós, é muito mais válido fornecer nutrição adequada para os atletas do que simplesmente estampar nosso logotipo em seus uniformes”, explica Heiss.

Confira a entrevista na íntegra:

Máquina do Esporte: Qual é o grande diferencial da linha Herbalife24 Hours em relação aos outros produtos da própria Herbalife?
John Heiss: A linha de nutrição esportiva Herbalife24 Hours foi desenvolvida para atletas amadores e profissionais, uma vez que possui todos os nutrientes que eles precisam, antes, durante e após a prática de atividade física. Muitos esportistas bebiam nossos shakes, porém não era exatamente aquilo que eles queriam. Eles gostavam, mas sentiam falta de algumas proteínas, como a proteína do leite e a caseína. A linha foi criada de acordo com as necessidades específicas dos atletas.

M.E.: Como foi o processo de criação da linha Herbalife24 Hours?
J.H.: Levamos de seis a oito meses para criá-la. O primeiro passo foi estabelecer o conceito da Herbalife24 Hours. Em seguida, fizemos uma série de pesquisas e estudos para identificar quais as melhores porcentagens de ingredientes para uma linha voltada para atletas amadores e profissionais. Posteriormente, fomos aos nossos laboratórios, onde passamos muito tempo realizando vários testes para ter certeza de que os novos produtos supririam as necessidades dos atletas.

M.E.: Quais são as metas da Herbalife para a linha Herbalife24 Hours em termos de vendas?
J.H.: Nossa missão com a Herbalife24 Hours é basicamente fortalecer a marca Herbalife. Não pensamos em resultados com vendas. Pensamos em oferecer aos atletas o melhor produto, a melhor nutrição. Além disso, queremos que a linha seja acessível a todos os consumidores. Nosso objetivo é que eles tenham acesso aos mesmos produtos que trazem benefícios aos melhores atletas do mundo.

M.E.: A linha Herbalife24 Hours foi lançada há dois anos e meio nos Estados Unidos. Por que ela chegou ao Brasil somente no fim de 2012?
J.H.: Por conta de questões burocráticas envolvendo o governo brasileiro. A linha Herbalife24 Hours é composta por sete suplementos. No Brasil, no entanto, não é permitida a entrada de determinadas substâncias presentes em alguns deles. Portanto, são comercializados apenas quatro desses sete suplementos por aqui. A Herbalife24 Hours está em mais de 30 países. A ideia é levá-la à maioria dos 89 países nos quais a Herbalife está presente.

M.E.: Agora, gostaríamos de conversar especificamente sobre marketing esportivo. Por que a Herbalife investe no esporte?
J.H.: A Herbalife é uma empresa global de nutrição. Nosso objetivo é proporcionar um estilo de vida saudável, por meio de produtos voltados para nutrição, controle de peso e cuidados pessoais. E o esporte, por sua vez, se encaixa perfeitamente no nosso conceito de vida saudável. Por isso, investimos muito no esporte mundial.

M.E.: Como se dá o envolvimento da Herbalife com o esporte? Como a empresa gosta de trabalhar neste sentido?

J.H.: Somos parceiros de nutrição e patrocinadores de times e atletas do mundo inteiro.As parcerias se dão da seguinte forma: nossos especialistas indicam aos nutricionistas das equipes quais os melhores produtos da Herbalife para cada atleta. Este trabalho é realizado cuidadosamente, já que, em uma mesmo time, um atleta pode precisar mais de um suplemento, enquanto outro pode precisar menos. Para nós, isto é muito mais válido do que simplesmente estampar nosso logotipo em um uniforme.

M.E.: Quantos são, aproximadamente, os times e atletas patrocinados pela Herbalife em todo o mundo?
J.H.: Não é possível dizer o número exato, pois em cada país há um diferente distribuidor independente da Herbalife que pode fechar parceria diretamente com algum time ou atleta local. Acreditamos que somos parceiros de aproximadamente 150 times ou atletas. Recentemente, realizamos um levantamento que apontou que cerca de 50 atletas patrocinados pela Herbalife disputaram a última edição dos Jogos Olímpicos, em Londres-2012.

M.E.: Qual a importância do investimento da Herbalife no mercado brasileiro? Quais os resultados apresentados para a empresa?
J.H.: O Brasil é um mercado muito importante para a Herbalife. É o quarto maior do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, México e Coreia do Sul. Temos o objetivo de crescer sempre dois dígitos percentuais. No primeiro trimestre desse ano, no Brasil, apresentamos crescimento de 33% em relação ao mesmo período do ano anterior.

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