A partir de 2009, a Acer será a nova patrocinadora do Comitê Olímpico Internacional (COI). A empresa de computadores substituirá a sua concorrente Lenovo, que está no grupo de parceiros dos Jogos Olímpicos de Pequim. Como última forma de ativação deste patrocínio, a companhia derivada da IBM decidiu investir em alguns atletas ao redor do mundo. No Brasil, os escolhidos foram Ricardo e Emanuel, que formam a dupla de vôlei de praia medalha de ouro nas últimas Olimpíadas.
Porém, mesmo sem o atrativo de uma grande competição, como os Jogos Olímpicos, a empresa vislumbra a repetição do desempenho dos seus patrocinados neste ano para ampliar seu apoio, que expira em dezembro, para o próximo ano.
?A gente tem o contrato até dezembro de 2008 e sempre fazemos dessa maneira. Acreditamos muito que existe possibilidade de continuidade no futuro?, afirma Marcelo Medeiros, presidente da Lenovo no Brasil, à Máquina do Esporte.
Apesar do relativo apelo que a dupla possui, o objetivo da Lenovo não é, justamente, atrair o grande público. Com produtos na faixa dos R$ 8 mil, como é o caso do recém-lançado notebook X300, a empresa pretende utilizar os jogadores em ações de endomarketing, mas sem descuidar de publicidade focada no universo corporativo, grande foco da Lenovo.
Nesta entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, o presidente da fabricante de computadores fala mais sobre os motivos que levaram a empresa a patrocinar uma dupla de vôlei de praia, comenta sobre a possibilidade de aumento nos investimentos feitos em outros atletas brasileiros e descarta, por enquanto, a possibilidade de entrar no esporte mais popular do país.
?Futebol é um investimento que ainda não estamos considerando?.
Leia a seguir a entrevista na íntegra:
Máquina do Esporte: Houve alguma pesquisa para a escolha da dupla Ricardo e Emanuel ou pelo vôlei de praia. Esse investimento foi guiado pela medalha de ouro conquista por eles nas últimas Olimpíadas?
Marcelo Medeiros: Esse é um ponto interessante. Obviamente, quando nós temos que fazer priorização de investimento, é necessário um estudo, uma pesquisa, como você falou, e não é muito difícil chegar à conclusão de que Emanuel e Ricardo são representantes legítimos da tradição do alto desempenho do esporte nacional. A Lenovo sempre procura respeitar os valores dos países onde ela opera e dar oportunidade para desenvolver o esporte local. Outro elemento que está presente nesta decisão é uma comparação inevitável com o alto desempenho de Emanuel e Ricardo com a flexibilidade deles, com a mobilidade que eles têm que ter, seja em quadra, seja viajando pelo mundo a fora e ganhando prêmios. Essa é exatamente a maneira que nós procuramos imprimir no desenvolvimento dos nossos produtos.
ME: O sr. pensa em ampliar o contrato com a dupla até os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres?
MM: A gente tem o contrato até dezembro de 2008 e sempre fazemos dessa maneira. Acreditamos muito que existe possibilidade de continuidade no futuro.
ME: A Lenovo pode patrocinar outros atletas que estarão nas Olimpíadas de Pequim?
MM: Eu diria que esse ano o investimento da Lenovo foi exatamente em Emanuel e Ricardo, por todas essas razões que eu acabei de mencionar, visibilidade…
ME: Outras grandes empresas, como Samsung e Oi, terão suas próprias ?equipes? nas Olimpíadas. O sr. não acha que, dentro do conceito que a Lenovo instituiu, de ajudar o esporte brasileiro, a empresa não poderia patrocinar outros atletas?
MM: A Lenovo é muito jovem, tem dois anos e meio. Estamos desenvolvendo vários projetos em paralelo, e um deles, que tem uma importância muito grande pra nós, é exatamente o patrocínio do Emanuel e do Ricardo. Nesse sentido, eu diria que estamos extremamente orgulhosos de ter conseguido a atenção de uma dupla tão conhecida e tão premiada mundialmente.
ME: Além do marketing que será usado no revezamento da tocha, quais outros projetos de marketing serão feitos para a dupla?
MM: Nós temos vários planos de aproveitar essa sinergia da performance dos dois com a do produto da Lenovo e oportunamente anunciaremos.
ME: Ainda no primeiro semestre?
MM: Exatamente. Durante o ano teremos muitas novidades.
ME: Qual o total de investimento nesta ação de patrocínio a atletas?
MM: Nós não divulgamos os números, mas eu diria que a Lenovo, no Brasil, tem crescido muito e tem despertado a atenção da Lenovo Mundial, inclusive fomos citados cinco vezes durante o discurso de 35 minutos do nosso presidente mundial e isso faz com que consigamos cada vez mais investimento, que será usado não só no desenvolvimento de produto e ganhar participação de mercado, mas também em ações como essa que temos com Emanuel e Ricardo.
ME: A Lenovo investe na Fórmula 1, NBA e agora nas Olimpíadas. No fim do ano passado se falou na possibilidade de a empresa patrocinar o Palmeiras. A Lenovo pensa em investir no futebol brasileiro?
MM: Futebol é um investimento que ainda não estamos considerando.
ME: Essa decisão acontece pelo fato de o produto da Lenovo ainda não ser direcionado ao consumidor final, mas sim ao corporativo?
MM: Essa é uma boa maneira de analisar, mas nunca descarto boas oportunidades de negócio.