Patrick Winkler

Michael Phelps e Thiago Pereira são dois dos nomes de destaque atualmente na natação. O primeiro, norte-americano, é uma máquina de quebrar recordes e conquistar medalhas. Já o brasileiro tenta trilhar pelo mesmo caminho e foi destaque dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro. Em comum, além de disputar as mesmas provas de natação, os dois são patrocinados pela Speedo.

“Nascemos da natação e somos os maiores investidores deste esporte em todo o mundo. Além de patrocinar os principais atletas, também damos apoio a competições em diversos países de todo o mundo”, explica Patrick Winkler, diretor responsável pelo marketing esportivo da fabricante.

No Brasil, a Speedo é a fornecedora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para os esportes aquáticos, que além da natação engloba também pólo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais e maratonas aquáticas. Além disso, é quem fabrica os uniformes utilizados pelos atletas do tênis de mesa.

A empresa aposta agora em uma linha especial voltada para o triatlo, desenvolvida exclusivamente no país, para atender as necessidades de um esporte que exige de seus praticantes um excelente rendimento. Inicialmente, o produto será utilizado apenas localmente, mas com o tempo deverá ser exportado.

No Brasil desde 1978, a Speedo tem a Multisport como detentora de sua marca. Além disso, possui representantes licenciados e linhas de produtos por todo o território nacional. É ainda a marca oficial da Federação Aquática Paulista (FAP), patrocinadora de escolas, academias, triatlo, vôlei de praia, circuitos aquáticos e tênis de mesa, bem como eventos ligados a estes esportes.

Nesta entrevista exclusiva à Máquina do Esporte, o executivo fala da importância da natação para a marca Speedo, da parceria com o COB e de planos da empresa para as Olimpíadas de Pequim de 2008.

Leia a seguir a entrevista na integra:

Máquina do Esporte: Como é para a Speedo de estar associada ao esporte competitivo?

Patrick Winkler: A Speedo nasceu da natação e no ano que vem vai completar 80 anos. É uma empresa que vive disso e é a maior investidora da natação em todo o mundo.

ME: Sobre a área de marketing esportivo, como ela é tratada dentro da empresa?

PW: O marketing esportivo representa a maior parte de nossas atividades. Por isso é impossível falar em qualquer ação sem envolver o esporte. É a parte mais representativa de todo nosso investimento em marketing.

ME: Quanto que é investido em marketing esportivo?

PW: Essa informação não pode ser revelada.

ME: De que forma funciona o apoio da Speedo ao esporte no Brasil?

PW: Como eu já disse, a empresa é a maior investidora no que diz respeito à natação. Aqui no país, a gente patrocina individualmente os dez melhores atletas, a equipe de natação da Unisanta, além do apoio ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

ME: O foco é somente na natação?

PW: Não, a gente apóia todos os esportes aquáticos e também alguns agregados. No Pan, por exemplo, fornecemos material para os atletas do pentatlo moderno e também da vela. No geral, nosso maior investimento fora da natação foi no triatlo.

ME: Como funciona com o acordo com o COB?

PW: Temos um ótimo relacionamento com a Olympikus, que por não ter equipamentos para estes esportes, permitiu que a gente fornecesse.

ME: Fora os esportes citados, existem outras modalidades que a empresa apóia?

PW: Sim, mas é pouca coisa. É o caso do tênis de mesa e do vôlei de praia. No Brasil, somos a fornecedora da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa. Além disso, fomos durante muito tempo patrocinadora e apoiadora da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

ME: Qual é a importância de um evento como as Olimpíadas para a Speedo?

PW: O ciclo Olimpíco é de extrema importância para o marketing da empresa, desde 1992, a cada quatro anos, a Speedo prepara o lançamento de um produto mundial. Em 1992, foi lançado o produto S2000, que recebeu o melhor prêmio da categoria. Em 1996, foi a vez do Aquablade; em 2000 o famoso Fast Skin e em 2004 foi a vez do Fast Skin 2. Agora, para 2008, os planos são baseados no Fast Pro, que foi lançado no meio do período do ciclo e foi utilizado por todos os atletas da seleção brasileira, norte-americana e canadense que estiveram no Pan.

ME: E o “atleta comum”?

PW: Esporte é qualidade de vida e os esportes aquáticos representam isso. Não temos o foco só nos atletas de performance. Queremos atingir também aqueles que nadam uma vez por semana. Focamos na qualidade de vida.

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