Tsutomu Toyofuku

Em fevereiro de 2005, o Atlético Paranaense anunciou um acordo inédito de patrocínio no Brasil. Por cerca de R$ 10 milhões, o clube paranaense fechou por três anos um contrato com a Kyocera Mita, empresa de eletroeletrônicos japonesa.

O acordo deu à empresa o inédito direito de “batizar” a Arena da Baixada, estádio do Atlético, que desde então passou a se chamar Kyocera Arena. Cerca de um ano após o início do patrocínio ao clube, a Kyocera comemora o reconhecimento de sua marca no país e planeja atingir 10% do mercado de vendas de copiadoras e impressoras no Brasil.

Em entrevista concedida por e-mail à Máquina do Esporte, o vice-presidente da divisão da América Latina da Kyocera Mita América, Tsutomu Toyofuku, afirma que a estrutura do Atlético foi importante na decisão de escolher o clube patrocinado. E ainda diz que o uso do naming rights da Arena deixa a empresa numa condição privilegiada dentro do mercado de patrocínio esportivo.

Leia a seguir a entrevista com Tsutomu Toyofuku:

Máquina do Esporte: Por que a empresa decidiu usar a estratégia do “naming rights” para iniciar o patrocínio esportivo no Brasil?

Tsutomu Toyofuku: Esse patrocínio é único para a marca Kyocera no Brasil, na América latina e globalmente. Isso incluiu o exclusivo direito de naming rights para o estádio do clube. E esse patrocínio também permitiu à Kyocera a oportunidade de se relacionar com o Atlético numa série de ações de marketing, que incluiu também a aplicação do logotipo da Kyocera em todas as camisas do Atlético.

ME: A possibilidade de o Brasil abrigar a Copa do Mundo de 2014 influenciou na decisão?

TT: Não. A Kyocera é a única empresa que teve a oportunidade de elevar a um alto nível o seu patrocínio esportivo com o naming rights da Kyocera Arena. Isso é motivo de uma grande honra para todo o grupo de empresas da Kyocera que tem negócios no Brasil e por toda a América Latina.

ME: Quanto a Kyocera Mita investe por ano no patrocínio ao Atlético Paranaense?

TT: Apesar de não podermos dar informações sobre nosso orçamento, nossos investimentos na América Latina, especialmente no Brasil, tem crescido a cada ano. E o Atlético certamente representa uma parte importante desse investimento.

ME: Qual foi o impacto nas vendas dos produtos da Kyocera Mita após o início do patrocínio ao Atlético?

TT: Acreditamos que o patrocínio tem sido mutuamente benéfico para as duas partes.

ME: A empresa pretende expandir os negócios em marketing esportivo no país?

TT: A América Latina, começando pelo Brasil, apresenta uma grande oportunidade de negócios para o mercado de copiadoras e impressoras do grupo Kyocera. Nosso patrocínio ao Atlético beneficia também nossas empresas irmãs, a Kyocera Wireless e a Kyocera Solar, e certamente a marca Kyocera globalmente. O futebol é o esporte mais popular do Brasil, com uma grande legião de fãs que atrai homens e mulheres de todas as classes socioeconômicas e profissionais. O Brasil não é apenas uma parte extremamente importante do mercado da América Latina, mas também tem um grande reconhecimento das marcas Kyocera mencionadas anteriormente. Com a recente abertura de nosso escritório em São Paulo para o setor de copiadoras e impressoras, esse patrocínio ao Atlético vai permitir a nós e nossos distribuidores uma grande visibilidade para o reconhecimento da marca nesse mercado. O patrocínio faz parte da nossa estratégia de reconhecimento no mercado de copiadoras e impressoras na América Latina, começando pelo Brasil. É, ainda, uma oportunidade para mostrar a nossos parceiros o comprometimento com o crescimento e desenvolvimento de nossas operações dentro desse mercado no Brasil e também de elevar a marca Kyocera e todos os outros produtos para serem vendidos por nossas outras empresas.

ME: Além do patrocínio ao Atlético e à Arena, como a Kyocera potencializa sua ligação com o esporte? São realizadas ações de ativação do patrocínio?

TT: A Kyocera Mita Corporation patrocina times de futebol na Inglaterra, Japão e Alemanha. Como parte da estratégia do grupo de reconhecimento de sua marca e apoio para o crescimento do futuro, a Kyocera Mita se orgulha de associar sua marca com alguns dos clubes mais respeitados do mundo.

ME: Qual a participação da Kyocera no mercado de eletroeletrônicos do Brasil? Com o patrocínio ao esporte, em que posição se pretende chegar?

TT: Atualmente, o mercado latino-americano, incluindo o México, representa aproximadamente um total de 10% das vendas da Kyocera. Nosso objetivo atualmente é assegurar a participação de 10% no número de unidades vendidas de copiadoras e impressoras no mercado brasileiro.

ME: A Kyocera fez alguma pesquisa para medir o retorno do uso do nome Kyocera para designar o estádio do Atlético? O público aceitou a mudança?

TT: Não, não fizemos nenhuma pesquisa de mercado sobre o nome do estádio.

ME: Foi feita alguma campanha com os veículos de imprensa para citar o nome da Kyocera quando se falar do estádio?

TT: Nossa assessoria de imprensa buscou entrar em contato com vários veículos para garantir que o nome Kyocera Arena fosse usado quando se falasse do estádio.

ME: Por que a escolha de um clube do Paraná, que tem uma economia menos poderosa que a de outros estados do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo?

TT: A Kyocera analisou uma série de clubes no Brasil e conversou com alguns antes de se decidir pelo Atlético Paranaense. Quando nos reunimos com o Atlético, nossa primeira impressão foi de que a administração do clube era bastante sólida. Como o time tem se mantido no topo do ranking nos últimos cinco anos, isso é uma maneira de atrair qualquer patrocinador. O Atlético é também um dos maiores e mais antigos clubes do Brasil e que trabalhou duro para ser um dos mais respeitados clubes do país. Além disso, é um time que tem uma grande base de torcedores.

ME: O mercado de patrocínio esportivo no mundo é hoje bastante ocupado por empresas de tecnologia. No Brasil, a tendência se verifica com a presença de gigantes do setor patrocinando clubes de grande expressão como Santos, São Paulo e Corinthians. A Kyocera tem interesse em se associar a um grande clube do país, que tenha uma história de conquistas maior que a do Atlético?

TT: A Kyocera será a patrocinadora principal do Atlético e do estádio pelos próximos dois anos. Depois disso ainda não existe nenhum plano para o futuro.

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