Valérie Cadier Adem

Durante a sua carreira, era difícil desassociar a imagem de Ayrton Senna do seu boné azul que ostentava a marca do Banco Nacional, seu patrocinador. Em 1994, o piloto faleceu durante o GP de Ímola de Fórmula 1 e, no ano seguinte, o seu parceiro comercial foi comprado pela Unibanco.

Mesmo com essas mudanças, a união entre piloto e banco foi retomada por meio do Ayrton Senna Racing Day, evento de maratona organizado pela instituição que leva o nome do ex-piloto e patrocinado pela Unibanco.

“O antigo Banco Nacional, adquirido posteriormente pelo Unibanco, foi um dos principais patrocinadores de Ayrton Senna. Temos orgulho dessa história de sucesso. A lembrança deste campeão ainda é muito forte para todos os brasileiros e o Unibanco pode, com o patrocínio, contribuir para sensibilizar a comunidade a respeito dos temas que hoje são tratados pelo Instituto Ayrton Senna”, explica Valérie Cadier Adem, superintendente responsável pelo marketing da Unibanco AIG Seguros e Previdência.

Com essa ação, porém, a instituição financeira foge do seu grande foco no patrocínio esportivo: o golfe. Desde 2002, o Unibanco desenvolve diversas ações ligadas ao esporte com objetivo de ampliar sua visibilidade junto ao público de alto poder aquisitivo, nível habitual dos praticantes da modalidade.

“O foco é o relacionamento com grandes clientes do Private Bank, Seguradora e Unicard. Trata-se de um programa de relacionamento específico, chamado Unigolf, e muito cobiçado. Fazemos, quando achamos pertinente, alguns outros patrocínios de golfe, nesses casos ligados a causas sociais”, completa Adem.

Nesta entrevista por email à Máquina do Esporte, a superintendente responsável pelo marketing da Unibanco AIG Seguros e Previdência explica os motivos de o banco investir no esporte, nega a intenção de investir em outros esportes no futuro, e vê com bons olhos uma massificação do golfe no país.

Leia a seguir a entrevista na íntegra:

Máquina do Esporte: Qual o objetivo do Unibanco com os investimentos no esporte?

Valérie Cadier Adem: A tradição do Unibanco é apoiar eventos de golfe com foco no relacionamento com clientes. São eventos próprios de altíssima qualidade. Nos últimos tempos, o Unibanco passou a patrocinar também algumas corridas, principalmente para divulgar a marca Unibanco AIG Saúde. É a primeira vez que investimos em uma ação do porte da Maratona Ayrton Senna e estamos fazendo isso, pois acreditamos na causa da Fundação Ayrton Senna e na visibilidade que esse tipo de ação possa gerar para a marca Unibanco. Sentiremos esse retorno quando estivermos mais próximos da data do evento.

ME: Qual o montante investido anualmente pelo Unibanco no Esporte? Quanto é destinado para o golfe e quanto para o Ayrton Senna Racing Day?

VCA: Não costumamos divulgar a nossa verba de marketing.

ME: Qual a projeção de investimentos no esporte para o próximo ano?

VCA: Não costumamos divulgar a nossa verba de marketing.

ME: Por que o banco escolheu apoiar apenas o golfe e o Ayrton Senna Racing Day?

VCA: Em relação ao golfe, o foco é o relacionamento com grandes clientes do Private Bank, Seguradora e Unicard. Trata-se de um programa de relacionamento específico, chamado Unigolf, e muito cobiçado. Fazemos, quando achamos pertinente, alguns outros patrocínios de golfe, nesses casos ligados a causas sociais. Em relação ao Ayrton Senna Racing Day, o patrocínio se deve também por acreditar na sua causa: apoiar o Instituto e, por conseqüência, a nossa juventude. Vincular a marca Unibanco a um evento como esse é estimulador: falamos de superação em todos os sentidos e lembramos de um campeão ainda muito presente na nossa memória.

ME: Existe algum objetivo em estender o apoio a outras modalidades?

VCA: Não temos nada previsto.

ME: Quais os resultados alcançados com o patrocínio ao Ayrton Senna Racing Day?

VCA: Ainda não temos como mensurá-los.

ME: Qual a importância para o banco estar associado à imagem de Ayrton Senna?

VCA: O antigo Banco Nacional, adquirido posteriormente pelo Unibanco, foi um dos principais patrocinadores de Ayrton Senna. Temos orgulho dessa história de sucesso. A lembrança deste campeão ainda é muito forte para todos os brasileiros e o Unibanco pode, com o patrocínio, contribuir para sensibilizar a comunidade a respeito dos temas que hoje são tratados pelo Instituto Ayrton Senna.

ME: O Unibanco pensa em patrocinar outros eventos de corrida ou mesmo criar o seu próprio circuito?

VCA: Não está nos planos do Unibanco.

ME: Qual é o público-alvo que o banco tenta alcançar com as ações no Ayrton Senna Racing Day e no golfe?

VCA: No Ayrton Senna Racing Day estamos lidando com um público na sua maioria jovem, mas principalmente ligado ao esporte e à saúde além de comprometido com causas sociais. Para o Unibanco é importante estar próximo dessas pessoas diferenciadas. Afinal, somos o banco que nem parece banco. Em relação ao golfe, o foco é a proximidade com nossos clientes.

ME: No golfe, quais são os planos do Unibanco para o próximo ano? Existe a intenção de patrocinar atletas diretamente ou apenas a CBG?

VCA: O golfe é um esporte que tem crescido bastante, tanto no mundo como no Brasil. O Unibanco manterá seus investimentos nesse esporte, principalmente em projetos exclusivos. Não patrocinamos a CBG diretamente, apenas investimos no projeto Slope System com o objetivo de medir todos os campos de golfe no país e assim permitir que se faça o ajuste do handicap do jogador de acordo com a dificuldade do campo. Não há a intenção de patrocinarmos jogadores, apesar de já termos feito isso no passado.

ME: O objetivo do Unibanco é manter seus investimentos no golfe ou os objetivos já foram atingidos?

VCA: O Unibanco investe formalmente no golfe como ferramenta de relacionamento com seus clientes há cerca de cinco anos, muito antes do assunto ?virar moda? no Brasil. Vamos continuar investindo em golfe, esporte com uma penetração cada vez maior, principalmente entre nossos clientes.

ME: Para os planos comerciais do banco, é interessante um projeto de massificação do golfe no Brasil?

VCA: Todo projeto que estimule o crescimento do esporte no Brasil é bem-vindo. Isso também serve para o golfe. Os números da CBG já indicam um crescimento expressivo do número de campos de golfe e de jogadores em território nacional. É um esporte com muitos benefícios e esperamos que cresça cada vez mais.

Sair da versão mobile