A AlphaTauri oficializou, nesta quarta-feira (24), um acordo com a marca de tecnologia Visa. Pelo contrato, a escuderia passará a se chamar Visa Cash App RB na temporada 2024 da Fórmula 1. Com isso, o nome AlphaTauri segue o mesmo caminho da nomenclatura anterior da equipe, Toro Rosso, e também deixa de existir na principal categoria do automobilismo mundial.
Com o acordo, a Visa torna-se a primeira marca a patrocinar simultaneamente as duas equipes pertencentes à Red Bull, já que também está presente na lista de parceiros da equipe austríaca que conta com o atual tricampeão mundial Max Verstappen. Para facilitar, a agora ex-Alpha Tauri usará a sigla VCARB no dia a dia, que pode, inclusive, ser definida, em breve, como novo nome dado ao chassi dos carros.
“É fantástico revelar a nova identidade e receber novos parceiros enquanto embarcamos na próxima fase da história da equipe na F1. Faenza [cidade italiana onde fica a sede da equipe] entra em uma nova era no esporte, mantendo-se fiel às suas raízes como um celeiro de talentos, mas agora com um foco maior em competir por prêmios maiores na F1”, celebrou Peter Bayer, CEO da escuderia.
“Temos uma visão ousada para a equipe liderada por mim e pelo chefe Laurent Mekies, e ter parceiros focados para o futuro como a Visa e a Cash App ao nosso lado torna essa jornada ainda mais emocionante”, acrescentou o executivo.
“Nós e a Visa Cash App RB estamos dedicados a conectar pessoas e comunidades, e não há nada mais unificador do que o esporte. Com o crescimento contínuo da Fórmula 1 nos Estados Unidos, esse patrocínio nos permite aprofundar nosso relacionamento com os fãs da categoria e expandir o compromisso da Cash App de apoiar o crescimento desta cultura no país, ao mesmo tempo em que oferecemos mais valor aos nossos consumidores. Temos um histórico de alavancar talentos e estamos entusiasmados por patrocinar uma equipe conhecida por desenvolver pilotos incríveis e promissores”, destacou Catherine Ferdon, líder de marca da Cash App.
Vale lembrar que a equipe correrá em 2024 com a mesma dupla de pilotos que encerrou a temporada de 2023. O australiano Daniel Ricciardo e o japonês Yuki Tsunoda estarão, inclusive, na apresentação do novo carro, em um evento marcado para 8 de fevereiro.
“A nova identidade não é apenas a mudança de nome, mas o começo de uma nova jornada animadora construída para levar a equipe a novos níveis de competitividade. Isso está demonstrado na presença de uma das marcas mais icônicas do mundo como title partner [parceira de título]”, afirmou Oliver Hughes, diretor de marketing da Red Bull Technology.
“Assim como a equipe, a Visa está firmemente concentrada no futuro, expandindo a marca desde o seu negócio principal para se tornar uma líder mundial no desenvolvimento de serviços financeiros digitais. Com esse compromisso para o futuro das finanças, a Cash App também vem como parceira-chave. A nova identidade como Visa Cash App se debruça sobre um futuro para o qual a equipe brigará na frente do grid a cada fim de semana”, completou.
Quem parece não estar satisfeita com a tendência de várias equipes nomearem oficialmente suas equipes com nomes de empresas patrocinadoras é a própria Fórmula 1. De acordo com o jornal alemão Motorsport Aktuell, a F1 não tinha problemas com o nome da equipe Alfa Romeo, por exemplo, pelo fato de ser uma marca de automóveis, mas Stake (novo nome da agora ex-Alfa Romeo) e Visa e Cash App (que integram o nome da agora ex-AlphaTauri), por serem marcas consideradas de fora do segmento, não caíram nas graças dos mandatários da categoria.